Reclamação

Acesso ao Quadrado está caótico

Quem mora nessa área afirma já ter visto dezenas de carros furando pneus

Jô Folha -

No trecho da rua Alberto Rosa, entre a travessa Um e rua Conde de Porto Alegre, os motoristas não têm para onde fugir. Toda a extensão das duas quadras está tomada por buracos que causam dor de cabeça aos moradores, comerciantes e frequentadores da região.

A via é o único acesso para o Quadrado, ponto turístico de Pelotas. O caminho até o local, que deveria proporcionar momentos de lazer junto ao canal São Gonçalo, acaba se transformando em uma barreira.

Quem mora nessa área afirma já ter visto dezenas de carros furando pneus ou estragando calotas por culpa dos buracos. Além disso, a comunidade local percebe a desvalorização dos imóveis devido à péssima infraestrutura.

João Paulo Pinho mora na região há 60 anos. Dentre os problemas causados pela má qualidade da via, ressalta a quantidade de poeira em casa. “A piscina está sempre suja”, diz. Isto ocorre porque a camada de asfalto praticamente não existe mais e a terra tomou conta. Boa parte da poeira levantada acaba dentro das residências. Ele afirma já ter reclamado várias vezes sobre o problema à prefeitura, mas nada foi feito.

O prejuízo de Ciriaco Nunes, proprietário de um bar próximo ao Quadrado, foi ainda maior. Com cinco pessoas no carro, descuidou-se da velocidade e estourou um pneu do veículo. A calota, quebrada na ocasião, segue estragada até hoje. “O carro estava cheio, nós íamos visitar meu cunhado no hospital”, lembra. O momento que já era naturalmente angustiante tornou-se pior ainda. O dano ocorreu devido a um dos diversos buracos da rua.

O comerciante também já procurou as autoridades para tentar resolver a situação. “Os vereadores só aparecem aqui para pedir votos.

Depois eles esquecem das vilas”, desabafa, recordando as inúmeras vezes que esteve na Câmara Municipal para pedir apoio dos parlamentares. Ele relata ter presenciado estragos em outros carros além do dele. “Acontece toda hora”, frisa.
solução em 15 dias

O titular da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Smop), Ubiratan Anselmo, afirma que a rua já está na agenda da reparos da prefeitura. A demora, justifica, ocorre devido à grande demanda pelos serviços da Smop. “A cidade está muito ruim”, analisa, referindo-se à pavimentação. Ele garante que até o dia 15 de fevereiro o local contará com asfalto novo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais um ano de aperto financeiro na UFPel Anterior

Mais um ano de aperto financeiro na UFPel

Corre-corre por aluguéis  na praia do Laranjal Próximo

Corre-corre por aluguéis na praia do Laranjal

Deixe seu comentário