Impasse

Adoção de novas placas para veículos é suspensa pela Justiça

Desembargadora do TRF-1, em Brasília, atendeu a pedido de associação catarinense

placa-mercosul-20180903001

Novo modelo seguirá o mesmo padrão adotado no Mercosul (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, determinou a suspensão da adoção das novas placas de identificação de veículos brasileiros, em padrão do Mercosul, prevista para ocorrer até dezembro. Em decisão liminar, a desembargadora Daniele Maranhão da Costa atendeu a pedido da Associação das Empresas Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas do Estado de Santa Catarina (Aplasc).

Conforme a magistrada, as resoluções nº 729/18 e 733/18 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) atribuem competência ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer o credenciamento de empresas fabricantes e estampadoras de placas. Entretanto, diz a desembargadora, a atribuição é conferida aos Departamentos de Trânsito (Detrans) dos estados. Segundo ela, a União não apresenta argumento legitimando a transferência de atribuição quanto ao credenciamento, mesmo que justifique com a necessidade de solucionar problema relacionado ao monopólio no setor.

“O fato é que não pode, a despeito de solucionar um problema, criar outro, abstraindo da previsão expressa em lei que diz ser dos Detrans a competência para a atividade de credenciamento”, diz Daniele.

Além disso, a desembargadora ressalta que a União não criou o sistema de consultas e de intercâmbio de informações de veículos em circulação no Mercosul. Segundo ela, a União reconhece que o sistema não foi implementado no Brasil e “sua defesa se restringe a reduzir a importância da providência”.

Em maio deste ano, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas foi publicada no Diário Oficial da União. Por essa resolução, as novas placas deverão ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Celebração de uma longa jornada Anterior

Celebração de uma longa jornada

Após chuva no feriado, sol deve reaparecer no final de semana Próximo

Após chuva no feriado, sol deve reaparecer no final de semana

Deixe seu comentário