Data
Celebração de uma longa jornada
O padre Luiz Amarildo Boari comemora seu jubileu de 25 anos de vida sacerdotal no dia 17 deste mês
Na próxima quarta-feira, dia 17, será celebrado o jubileu de 25 anos da vida sacerdotal do padre Luiz Amarildo Boari, pároco da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula e vigário-geral da Arquidiocese de Pelotas. Atividades serão realizadas para comemorar a data. Pela manhã, às 10h, será realizado o plantio de uma árvore nos fundos da Catedral, no Espaço Carlos Johannes. Já pela tarde, ocorre uma Missão de Ação de Graças, solene concelebração eucarística, às 15h15min. Por fim, um jantar de confraternização ocorre às 20h no salão da paróquia de São Cristóvão, na rua Lindolfo Color, 80. O dia 17 foi escolhido para que todos os padres pudessem estar reunidos.
Luiz Boari nasceu em 1964, em Palmitos, Santa Catarina, em uma família católica. Desde pequeno começou a ter contato com a religião e foi introduzido à vida religiosa. Entre os seis e sete anos desenvolveu um desejo de seguir na carreira, o que ele considera uma "inquietação vocacional". Após um período de esquecimento e de vivência de outras experiências, o sentimento foi despertado novamente. Na passagem dos 14 para os 15 anos, em 1978, entrou para o Seminário. Passou por um período de discernimento e, terminada a vocação, pediu um ano de parada para definir como seria seu futuro. Durante esse tempo, atuou como assessor da Pastoral da Juventude. Então, percebeu que já sabia o que deveria fazer. "Deus me ganhou, me capturou para essa missão", afirma.
Em 1994 assumiu a Paróquia Santa Teresinha. Alguns anos depois foi cogitada a possibilidade de passar a atuar na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula. Assim, em fevereiro de 2004 foi nomeado pároco da Paróquia da Catedral. O padre Luiz explica que foi uma decisão bem pensada, pois a responsabilidade seria maior. Sendo uma referência de Pelotas com grande evidência, a Catedral Metropolitana é a "mãe de toda Arquidiocese". No ano passado, ele foi indicado como vigário-geral da Arquidiocese de Pelotas.
A data será destinada a agradecer. "É um dia de dizer obrigado a Deus por ele acreditar em mim", diz. A cada ano que passa é percebido que a responsabilidade aumenta. Sua missão é usar o lugar que lhe foi reservado para praticar e promover o bem e a autenticidade. Luiz também é grato a todas as pessoas que passaram pela sua vida e participaram deste serviço de "reciprocidade e humildade".
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário