Água

Adutora da ETA São Gonçalo chega à quadra do PSP

Esquema montado na rua Barão de Santa Tecla tem por objetivo minimizar os transtornos da obra

O Sanep deu sequência nesta terça-feira (5) à construção da adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo na rua Barão de Santa Tecla. Para minimizar os problemas no trânsito e no atendimento à população, a tubulação de 700 milímetros está sendo colocada em duas etapas na quadra em frente ao Pronto-Socorro de Pelotas: a primeira da esquina da Padre Felício até a frente do PSP, etapa que será concluída ainda esta semana, e a segunda do PSP até a esquina com a rua Doutor Amarante.

A prefeita Paula Mascarenhas visitou as obras e monitorou a operação organizada para evitar transtornos na chegada das ambulâncias ao local. A chefe do Executivo destacou a importância da obra para a cidade. “A ETA São Gonçalo vai nos dar uma autonomia de pelo menos 30 anos no abastecimento de água em Pelotas, uma obra de grande infraestrutura que causa algumas situações no momento, mas que trará um resultado positivo que permanecerá.”

Uma das frentes da operação para minimizar os transtornos é o calçamento da via na sequência em que a colocação da tubulação é concluída para que o trecho seja logo liberado. A equipe do Sanep trabalha na colocação e interligação dos tubos, enquanto a empresa responsável pelo calçamento da rua aguarda no local para fazer a sua parte. “Isso minimiza os transtornos e traz mais agilidade à obra e à liberação da rua”, destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Bloqueios no trânsito e acessos de ambulâncias
O trânsito está bloqueado na esquina da Doutor Amarante e somente será permitido o tráfego de ambulâncias, de moradores daquela quadra e de prestadores de serviços ao PSP. Tanto o acesso quanto a saída do Pronto-Socorro nesta primeira etapa ocorrem pela rua Santa Tecla, com a saída realizada na contramão.

Na próxima etapa, que terá início após a conclusão da primeira, o trânsito será invertido. O acesso ao PSP deverá ser realizado pela rua Padre Felício, com entrada na contramão pela Barão de Santa Tecla. A saída também será pela Santa Tecla, com opção de seguir em frente ou dobrar apenas à esquerda na Padre Felício, já que há um bloqueio na esquina seguinte, com a Marechal Deodoro, por obras da prefeitura.

Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) permanecem no local para orientar os motoristas. A previsão do Sanep é de que a obra completa na quadra do Pronto-Socorro, com a abertura da via, a colocação da tubulação, o fechamento da rua e calçamento, seja realizada em uma semana. O prazo pode se estender em caso de chuvas durante o período. A adutora vai trazer água tratada da futura Estação de Tratamento São Gonçalo até o centro da cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto de iluminação viária da Ecosul contempla vários pontos do Polo Pelotas Anterior

Projeto de iluminação viária da Ecosul contempla vários pontos do Polo Pelotas

Próximo

Trânsito em Pelotas será alterado nesta sexta para desfile da Independência

Deixe seu comentário