Luz
Projeto de iluminação viária da Ecosul contempla vários pontos do Polo Pelotas
Trevo de acesso à Cascata, no km 87 da BR 392, foi contemplado com iluminação LED e em breve estará operando
A entrada de Pelotas receberá novos pontos de iluminação. A requalificação será feita através de um Termo de Acordo e Compromisso entre a Ecosul e a Prefeitura. O documento para a ligação da energia elétrica foi assinado na quarta-feira (5), com a visita do diretor superintendente da Ecosul, Silvio Caldas, à prefeita Paula Mascarenhas.
O trecho contemplado será o de acesso à Cascata, no km 87 da BR-392. O local passará a operar com iluminação LED nos próximos dias. De acordo com Sílvio, os demais pontos devem ser finalizados até dezembro. A Ecosul é responsável pela execução da infraestrutura da rede elétrica e a Prefeitura paga o consumo de energia. A medida foi tomada porque as obras de duplicação da BR-116 não contemplaram a iluminação.
Segundo o gestor de obras da Ecosul, Mauro Porto, outras pontos de iluminação serão instaladas nos viadutos do contorno de Pelotas. Seis locais serão beneficiados: Vila Princesa, Fernando Osório, Sítio Floresta, 25 de julho, Herbert Hadler e trevo da Fenadoce. Todos estão em andamento. “As obras de iluminação do Contorno Pelotas estão nas etapas iniciais de escavação. No total, serão implantadas 986 luminárias”, destaca.
De acordo com o gerente de atendimento ao usuário da Ecosul, Raul Boff, a tecnologia LED além de ter maior vida útil, na prática, facilita a identificação de pessoas e veículos, contribuindo diretamente para segurança no tráfego. A longa duração também é outro fator positivo nas rodovias. “Com a maior durabilidade das lâmpadas, não é preciso interromper o tráfego com a frequência que as lâmpadas antigas exigiam”, complementa.
Concluídos
Outro local que recebeu iluminação recentemente foi o km 511 da BR 116, na nova ponte do Retiro. Neste trecho, as obras já foram concluídas e também usaram tecnologia LED. Segundo a Ecosul, a adoção da luz branca permite uma luz mais direcional, com alto fluxo luminoso e que não ofusca a visão dos motoristas. Com este tipo de luminária, a economia de energia pode chegar a 80%.
O acesso ao Jardim América, no Capão do Leão, no km 530 da BR 116, já está 100% operante. Da mesma forma, no km 117 da BR 392, o trevo da Nutrisa já conta com a nova iluminação. Em Turuçu, a ponte sobre o Arroio Grande, no km 482, da BR 116, a obra já está concluída por parte da concessionária. Falta apenas a energização do circuito a partir da iniciativa da Prefeitura local.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário