Enchente

Água da Lagoa dos Patos invade casas no Pontal da Barra

Cerca de dez residências, das aproximadamente de 50 existentes no local, já começam a enfrentar alagamento

Italo Santos - Especial - DP - Água invadiu a pista que leva ao Pontal

Com o nível da Lagoa dos Patos mais alto que o normal - e subindo -, o Pontal da Barra, no Laranjal, na tarde deste domingo (17), já estava sem o acesso, com a água da lagoa invadindo e alagando a estrada. Somente a pé ou de barco era possível chegar até o local. O tenente-coronel Márcio Facin, coordenador regional da Defesa Civil, esteve lá no final da tarde para checar a situação.

Em conversa com populares da região, Facin conseguiu obter informações de que cerca de dez casas já começaram a ser invadidas pela água, porém ninguém ainda solicitou ajuda. "Não conseguimos chegar até o Pontal de carro. Amanhã (segunda-feira, 18), pela manhã, estaremos indo pelo São Gonçalo até o local, para verificarmos a real situação das casas. Mas a princípio, esta não é uma situação de emergência. É preocupante sim, com certeza, e vamos buscar detalhar mais a situação para podermos avaliar os possíveis riscos", ressaltou Facin.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Fernando Bizarro diz que as situações do Pontal da Barra e da Z3 estão sendo acompanhadas, mas até o final da tarde deste domingo nenhuma família solicitou apoio para deixar suas residências ou para ser alojada ou abrigada.

O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, ao saber da situação, disse que a SAS tem equipe e logística preparadas para caso seja necessário acolher pessoas eventualmente desabrigadas. "A partir de hoje, com a previsão do retorno da chuva a SAS manterá equipes de plantão 24h, assim como foi feito nas últimas semanas", frisou.

Problema de quem convive

Laerte Pontantiolo, que trabalha em uma peixaria da família no local, disse que há quatro dias pelo menos que a água começou a subir. "Mas foi a partir de sábado que ela invadiu mesmo o lugar e já há casas com água dentro". Ele e os familiares estiveram na manhã de ontem no comércio que possuem para levantar os móveis e os freezers. Laerte frisou ainda que há muitos anos a água não chegava nesse nível. "Acredito que a última vez que enfrentamos uma situação assim foi em 2015.

Rio Grande

Ontem, a Casa Militar, por meio da Defesa Civil ,  participou de reunião com o prefeito Fábio Branco (MDB), de Rio Grande, e secretariado.Na pauta, as ações de resposta às possíveis consequências de mais uma semana de previsões de chuvas intensas e a organização das operações. A Defesa Civil de Rio Grande atende aos chamados de emergência pelo número 199.

Situação de alerta

Com severidade alta, a Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta para chuvas intensas na região, além de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento. A notificação é válida até as 10h desta segunda-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

HU/Furg realiza mutirões para otimizar atendimento e reduzir espera Anterior

HU/Furg realiza mutirões para otimizar atendimento e reduzir espera

Volta a chover forte na Zona Sul e 19 pessoas estão fora de casa Próximo

Volta a chover forte na Zona Sul e 19 pessoas estão fora de casa

Deixe seu comentário