Clima

Volta a chover forte na Zona Sul e 19 pessoas estão fora de casa

Em Rio Grande, um mergulhador morreu após desaparecer no canal da Barra, no final da tarde de domingo

Divulgação - Em Rio Grande, 12 pessoas estão fora de casa

A chuva voltou com força total na região sul do Estado na manhã desta segunda-feira (18). O evento climático se soma com o aumento do volume da Lagoa dos Patos que já tirou de casa pelo menos 19 pessoas até o momento. Em Rio Grande, um mergulhador morreu após desaparecer no canal da barra enquanto realizava um serviço de balizamento para os Portos RS, em função da impraticabilidade total do acesso à barra de Rio Grande. Em Pelotas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco  hidrológico alto para possíveis alagamentos em áreas de baixada, bem como, de inundação e córregos.

Rio Grande

De acordo com o último boletim da Coordenação Regional de Proteção e Defesa Civil, as equipes estão de prontidão principalmente nas cidades que margeiam a Laguna dos Patos, em função do nível da água do manancial que está subindo. Em Rio Grande, 19 pessoas foram retiradas de suas casas. Entre elas 11 estão desalojadas e uma desabrigada. Nove são da região da Cidade Nova (ponto conhecido como Lagoa Azul) e as demais são da Ilha da Torotama. Dois cachorros também foram resgatados pelas equipes.

A água da lagoa apresentou nível alto durante o final de semana e, além disso, a chuva retornou à região durante esta madrugada. A previsão, segundo o alerta do INMET que dura até às 19h desta segunda-feira, é de que as precipitações fiquem na casa dos 30 a 60 milímetros por hora ou até entre 50 e 100 milímetros por hora.

A Prefeitura Municipal elaborou um plano de contingência, e caso haja mais pessoas atingidas pela subida das águas e alagamentos, as mesmas serão levadas para abrigos montados preventivamente pela administração municipal nos seguintes pontos: Ginásio Lemos Júnior (Centro), Sport Club Santo Antônio e Salão Paroquial (Povo Novo) e Salão Paroquial (Vila da Quinta).

A recomendação da Defesa Civil é a de que, a população que puder, permaneça em casa, pois a chuva no território está intensa e vindo acompanhada de descargas elétricas. E de que aquelas que precisarem de ajuda por risco de alagamento, que entrem imediatamente em contato com as equipes da Defesa Civil através dos telefones 199, (53) 3233-8460 e 3233-8461.

Trânsito em Rio Grande
A Secretaria de Mobilidade (SMMAS) interditou todas as ruas que dão acesso à Lagoa, que vão da avenida Portugal em direção à praia. Entre elas as ruas Marechal Deodoro, Visconde do Rio Grande e seguintes.

Coleta seletiva suspensa
A Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC) comunicou que em virtude das fortes chuvas e riscos de alagamento pela subida da Lagoa, a Coleta Seletiva foi suspensa nesta segunda-feira.

Pelotas
Em Pelotas, a água da orla da Lagoa atingiu cinco famílias nas comunidades de pescadores. Três na Colônia Z-3 e duas no Pontal da Barra que está sem acesso para o laranjal por causa da estrada que foi tomada pela água. A Defesa Civil local, juntamente com a Secretaria de Secretaria de Assistência Social (SAS) trabalham nesta manhã para levar ajuda às famílias dos bairros afetados. Em contato com a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, o Exército disponibilizou um caminhão para que as equipes consigam chegar até o Pontal da Barra. Também foi disponibilizada uma guarnição embarcada da Patram para chegar por água. Em Pelotas a Defesa Civil atende pelo número 153.

Já moradores da rua Conde de Porto Alegre, em São José do Norte, e outras vias próximas estão com águas em elevação, afetando suas residências. Não há registro de desalojados ou desabrigados.

Aguarde mais informações

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Água da Lagoa dos Patos invade casas no Pontal da Barra Anterior

Água da Lagoa dos Patos invade casas no Pontal da Barra

Começa a Semana Nacional de Trânsito em Pelotas Próximo

Começa a Semana Nacional de Trânsito em Pelotas

Deixe seu comentário