Universidade

Ajuda para planejar o futuro

Mostra de cursos da UFPel apresentou para estudantes de escolas do ensino médio um pouco sobre cada curso superior oferecido pela instituição

Gabriel Huth -

Gabriel Huth_584767

Mostra foi durante a manhã e a tarde desta sexta-feira. (Foto: Gabriel Huth - Especial - DP)

Centenas de jovens tiveram, nesta sexta-feira, uma oportunidade de planejar melhor o seu futuro. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu sua 2ª Mostra de Cursos, dirigida para estudantes do Ensino Médio de escolas de toda a região. Mais de 80 cursos, de um total de 93, se instalaram em pequenas bancas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, com informações sobre sua área e um pequeno resumo de cada graduação.

Ouvindo relatos de estudantes e professores, o caminho para o acesso ao Ensino Superior começa a ser "pavimentado" para o grupo de quatro amigas e colegas da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Padre. Com 17 anos, as colegas do terceiro ano Morgana Bonow, Andrine Griep, Tainara Vahl e Gisele Venske realizam ainda este ano a última etapa das provas do Pave, recentemente ampliado para a rede pública, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A manhã serviu para conhecer cada curso. Cada uma tem sua preferência: Medicina Veterinária, Psicologia, Enfermagem e Matemática. O ano é de despedida da escola, comentam, e da angústia de escolher um caminho para percorrer. Juntas, elas visitaram os estandes e participaram das rodas de conversa promovidas pela Pró-reitoria de Ensino da universidade. "É muito bom porque a gente pode conhecer um pouco do que a gente quer cursar, o que estuda, com qual área trabalha, como são os professores e futuros colegas", relatou Morgana. Além de Arroio do Padre, havia estudantes de Santa Vitória do Palmar, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Hulha Negra e Pelotas no local.

De estudante para estudante
Logo na chegada à mostra, era possível ver uma ovelha pastando com um filhote dentro de um pequeno cercado. No local estava a tenda do curso de Zootecnia. Além do coordenador, Stefani Macari, também estava a aluna do último semestre, Andressa Miranda. O animal já ambientava um pouco do que é estudado no curso, criado há uma década na UFPel.

Gabriel Huth_584764

Estudantes puderam tirar dúvidas com acadêmicos de cada curso. (Foto: Gabriel Huth - Especial - DP)

"Muitas pessoas associam o nome a zoológico, que é apenas uma das mais de 50 áreas de atuação", explicou Andressa. Ela destacou as áreas de nutrição animal, gestão de propriedades rurais, utilização de tecnologias na criação animal e produção de alimentos. "Com informações, eles chegam mais cientes do que estão procurando", apontou.

Edição é ampliada
Na sua segunda edição, a mostra aumentou e, na manhã de sexta-feira, reuniu todas as áreas de conhecimentos oferecidos pela UFPel. Em termos de crescimento, a universidade informou que houve aumento de mais de 200% da participação de escolas e mais de 20% de cursos. Como nos últimos dez anos a universidade passou por uma ampliação de vagas através do programa Reuni, o momento é de divulgar estas oportunidades para toda a região, indica Eleonora Santos, professora do curso de Dança. Ela destacou a grande diversidade de áreas e possibilidades oferecidas na instituição.

O planejamento também foi direrente. Para esta edição, a organização antecedeu as visitas às escolas e disponibilizou um transporte de apoio gratuito partindo do centro de Pelotas. A escolha do local também foi estratégica, conta a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio. "O Campus Capão oferece uma ambientação de como é um campus, ser estudante numa universidade e numa data que antecede Pave e Enem para que eles tenham tempo para pensar o quê querem estudar no futuro", manifestou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana Farroupilha pode ter alterações devido à chuva Anterior

Semana Farroupilha pode ter alterações devido à chuva

CEEE contempla projeto que reduz gastos de energia do Centro Administrativo Próximo

CEEE contempla projeto que reduz gastos de energia do Centro Administrativo

Deixe seu comentário