Administração Pública

CEEE contempla projeto que reduz gastos de energia do Centro Administrativo

O projeto foi um dos contemplados na chamada pública do Programa de Eficiência Energética da CEEE

Infocenter -

O projeto que vai ampliar a eficiência do sistema de iluminação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) foi um dos contemplados na chamada pública do Programa de Eficiência Energética da CEEE. A habilitação do projeto, de autoria da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), vai possibilitar economia de 43% na sede onde funcionam secretarias e órgãos da administração pública estadual.

O trabalho de eficientização consiste na substituição das lâmpadas fluorescentes de 16 watts por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), de 9 watts, com custo de R$ 400 mil. O investimento será subsidiado pela CEEE, que fornecerá 12 mil lâmpadas para o Caff. A mão de obra será executada pela equipe de manutenção da Smarh.

O projeto da Smarh foi elaborado pela equipe técnica do Dcaff, coordenada pelo engenheiro eletricista, Gabriel da Silva Righi. Segundo ele, a economia vai representar redução de 238 MWh/ano. "Vale ressaltar que o tempo de vida útil da lâmpada fluorescente é de 10 mil horas e a de LED é de 25 mil horas", lembra Righi.

O Programa de Eficiência Energética da CEEE incentiva ações de combate ao desperdício de eletricidade. O valor disponibilizado para essa chamada pública foi de R$ 2 milhões, que serão aplicados nos 11 projetos selecionados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ajuda para planejar o futuro Anterior

Ajuda para planejar o futuro

Habitação popular entre a alegria e o desafio Próximo

Habitação popular entre a alegria e o desafio

Deixe seu comentário