Tecnologia
Alerta para desastres na palma da mão
Serviço que alerta moradores sobre adversidades meteorológicas iminentes passa a funcionar no Rio Grande do Sul a partir de dezembro
Os infortúnios climáticos não vão mais pegar os gaúchos de surpresa. Pelo menos é o que pretende a Defesa Civil em um projeto em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Ainda este ano os moradores do Rio Grande do Sul poderão receber alertas sobre desastres naturais e adversidades meteorológicas.
O serviço passa a valer a partir do dia 18 de dezembro. Os interessados deverão cadastrar o CEP mais próximo de seu interesse para receber as informações. Basta enviar o CEP via SMS para o número 40199. A partir do cadastro e da confirmação do usuário, a pessoa estará apta a receber os alertas, que devem avisar sobre temporais e inundações, por exemplo.
De acordo com a Defesa Civil, será possível cadastrar mais de um CEP por aparelho celular. Para isso, basta enviar outra mensagem com a nova identificação desejada. Importante: também será possível cancelar o serviço posteriormente via SMS - tudo gratuitamente.
Histórico
O sistema de envio de mensagens no celular para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão em 2007. Atualmente funciona em mais de 20 países. No Brasil o projeto-piloto foi ativado em janeiro em municípios de Santa Catarina. Alguns locais do Paraná e de São Paulo também já contam com o serviço.
As cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, como ressacas, vendavais, alagamentos e granizo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário