Opção

Alternativas contra a Covid-19

Em fase final da obra, Bloco 3 do novo Hospital-Escola da UFPel é avaliado como uma das possibilidades para o tratamento de pacientes com o coronavírus

Jô Folha -

O Bloco 3 do novo Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é visto como uma das alternativas para o atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, caso haja aumento no número de casos no município. A sugestão consta em um documento elaborado pela coordenadora da Unidade Cuidativa da Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel, Julieta Fripp, enviado à prefeitura de Pelotas, à Secretaria de Saúde, à Reitoria da UFPel e a outras instituições. Com cerca de 4.000 m² e três pavimentos, o local teve a construção iniciada em 2016 e passa por procedimentos finais para a conclusão da obra. Conforme o reitor da UFPel, Pedro Hallal, todos os prédios da Universidade estão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para serem utilizados. Em um primeiro momento, no entanto, a decisão em conjunto com a administração municipal foi de investir na estrutura que abrigaria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Bento Gonçalves e passará a ser o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, com 30 leitos para adultos e 15 para crianças.

"Nesse momento de pandemia, a gente tem que buscar possibilidades que possam ser implementadas o mais rapidamente possível", afirma a autora do documento, Julieta Fripp. Ela lembra que caso haja grande aumento no número de infectados pela doença no município, em pouco tempo, a demanda de pacientes pode crescer. "Talvez, em um período curto, mais de 500 leitos de enfermaria, mais de cem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), então, tudo que a gente tiver de estrutura bem qualificada para essa demanda, melhor", estima. De acordo com Julieta, entre 50 e cem leitos poderiam ser instalados no local para utilização por pacientes com casos moderados e graves. A estrutura ainda passa por procedimentos finais de acabamento, como a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Por isso, segundo Julieta, a união de esforços entre as instituições poderia viabilizar o uso em um menor espaço de tempo. Ela destaca o fato de a estrutura já possuir cerca de 40 pontos de ar comprimido e oxigênio, e a necessidade, também, da contratação de profissionais da área da saúde para atuarem no local.

Investimento na UPA Bento

O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, afirma que a possibilidade de utilização do local havia sido discutida desde a primeira reunião do Comitê Interno da Universidade, que acompanha a evolução da pandemia, e apresentada para a prefeitura e Secretaria de Saúde. "A decisão pactuada entre as instituições foi investir na UPA da avenida Bento Gonçalves inicialmente, ao invés do Bloco 3", conta. Hallal ressalta, no entanto, que os trabalhos para a conclusão da estrutura continuaram para que, caso necessário, o prédio possa ser utilizado para o tratamento de pacientes com a Covid-19. "Além disso, em contato telefônico na segunda com a prefeita de Pelotas, ressaltei que absolutamente todos os prédios da UFPel estão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da Covid-19, caso requisitados", citou o reitor. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, Otávio Peres, destaca que a instituição possui outros pontos mais adequados, em termos de infraestrutura e distribuição geográfica, citando o ambulatório da Famed e o Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amílcar Gigante. No mesmo sentido, também destaca ações desenvolvidas pelo Hospital-Escola, como a criação de 23 leitos em unidade específica e isolada para atendimento de pacientes infectados.

A secretária de Saúde do município, Roberta Paganini, avalia a utilização da estrutura como uma possibilidade, mas afirma que os esforços estão concentrados para a conclusão do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, com 30 leitos para adultos e 15 para crianças. Destes, quatro poderão ser destinados como UTI para adultos e outras quatro como UTI pediátricas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A pandemia exige informação Anterior

A pandemia exige informação

Decreto altera funcionamento de velórios e sepultamentos Próximo

Decreto altera funcionamento de velórios e sepultamentos

Deixe seu comentário