Educação

Alunos destaque na Obmep recebem menção honrosa

Estudantes de três escolas municipais de Pelotas já estão classificados para as Olimpíadas desde ano

(Foto: Jô Folha) - Cinco dos seis participantes foram agraciados no Salão Nobre da Prefeitura

Uma gurizada boa de cálculos e com muitos projetos para o futuro, principalmente na área de exatas, foi destaque na manhã de quarta-feira (12), no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas. Seis alunos de três escolas da rede municipal, sendo duas da zona rural e o Pelotense, receberam das mãos da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) a menção honrosa pela participação e pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) de Escolas Públicas, no ano passado. O reconhecimento para a turma de adolescentes é mais um incentivo para este ano voltar a concorrer e com o desafio de conquistar medalhas.

Mayara Sias Pereira, 13 anos, da Escola de Ensino Fundamental (Emef) João da Silva Silveira, em Monte Bonito, 9º distrito, quer tentar Engenharia e garante que não deixa um problema até encontrar o "x" da questão. Olívia dos Santos, 13, da Emef Garibaldi, quer fazer Biologia, mas antes de pensar na profissão se dedica aos estudos, pois almeja uma medalha nas Olimpíadas de Matemática. Já Alice Pestano, 12, do Colégio Pelotense, está em dúvida se cursa Engenharia ou Biologia. Isadora Vieira, da Emef Garibaldi, está bem inclinada para Medicina. Quem demonstra que é com cálculos, não só na escola, mas também na feira de sábado no Laranjal, é Luís Scheunemann, 13. Ele estuda na Emef João Silveira e sua participação na Obmep vai além do gosto pela Matemática. "É um orgulho poder representar a nossa escola", garantiu. Tem o Kevin Pons, que também se saiu muito bem na competição, mas não pôde estar presente na premiação. O que os seis têm em comum é a certeza de que este ano estarão novamente representando suas escolas, seus professores e a cidade, e com o desejo de conquistar mais medalhas.

Na entrega dos méritos, a prefeita Paula e a titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, ressaltaram a importância dessa participação e a relevância para os alunos. "O desenvolvimento e conhecimento da Matemática é o ingresso para Ciências e, este é o papel da escola, transformar o conteúdo em vida real", disse a secretária ao lembrar que nada disso seria possível se não fosse o incentivo das equipes diretivas. A chefe do Executivo parabenizou os alunos, familiares, as escolas, mas principalmente os professores que mais do que levar o conhecimento lançam desafios com a participação em uma competição nacional. "A Matemática facilita o entendimento de muitas lógicas da vida cotidiana", comentou Paula ao citar que o programa Khan Academy - reforço de atividade escolar em Matemática, Língua Portuguesa e Ciências - foi ampliado e agora 42 das 61 escolas de Ensino Fundamental já contam com essa ferramenta.

Desafios

O responsável por incentivar alunos a participarem da Obmep não poderia ministrar outra disciplina a não ser Matemática. Luiz Carlos Lemos Júnior disse que os alunos já fizeram muito, pois a competição é muito difícil e, por essa razão, eles devem ser homenageados. Júnior comemora ainda o aumento no número de participantes das Olimpíadas. "Meu objetivo é que todas as escolas inscrevam seus alunos, pois podemos ter um talento em sala de aula e não que não participa", diz o incentivado que atualmente mantém cinco alunos bolsistas no Programa de Iniciação Científica, ganhando R$ 300,00.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Candidatos ao Conselho Tutelar contestam lisura de processo seletivo Anterior

Candidatos ao Conselho Tutelar contestam lisura de processo seletivo

Processo de recuperação judicial da Santa Casa de Rio Grande é retomado Próximo

Processo de recuperação judicial da Santa Casa de Rio Grande é retomado

Deixe seu comentário