Evidência

Alunos do Colégio Pelotense se destacam por notas do Enem

Estudantes do ensino público não fizeram curso pré-vestibular e alcançaram excelentes resultados

Foto: Divulgação - DP - Professora Aline Nunes ajudou os alunos a alcançarem bons resultados na prova

Por Victoria Meggiato
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Educação pública em evidência. Recentemente, com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns alunos do último ano do Colégio Municipal Pelotense tiveram uma boa surpresa. O ótimo desempenho nas provas, especialmente na Redação, foi motivo de felicidade, fruto de um ano de muita dedicação e estudos, sem fazer cursinho pré-vestibular. A situação ocorre enquanto o Município avalia, há algum tempo, o fim do Ensino Médio na escola, algo que preocupa alunos e professores, que pedem pela permanência.

O processo para chegar no resultado foi intenso. Dentro do grupo de profissionais da educação engajados em ajudar os alunos, estão as professoras de Linguagens (Redação, Português e Literatura) Aline Nunes e Yanna Cunha. Durante a preparação para a prova, as duas estavam comprometidas em fazer com que os estudantes se saíssem bem. "Eu trabalho da forma mais humanizada possível, cobrando deles, dando todo o alicerce que eles precisam, todos os conteúdos, tudo que eles poderiam ver em um cursinho ou em um curso online", afirma Aline. "As notas expressivas confirmam o que eu e a professora Aline sempre acreditamos: que o ensino público de qualidade depende do trabalho conjunto entre a nossa dedicação e a dedicação dos alunos", destaca Yanna.

Para as profissionais, os resultados contribuem para resgatar a esperança no ensino público de qualidade e na credibilidade que a escola possui. Aline evidencia que as pessoas podem sim ter confiança no trabalho realizado na escola. "Corrijo em casa sempre as redações deles, estou sempre estimulando eles a melhorarem e deu super certo. O crescimento foi maravilhoso e deu esse resultado".

Esforço que gerou bons resultados

No total, foram aproximadamente 40 alunos que tiraram mais de 800 pontos na Redação do Enem, número expressivo que mostra um ensino de qualidade. Helena Amaral, Isadora Souza e Laura Lettninn, alunas da professora Aline, e Nicolas Cunha, aluno da professora Yanna, foram alguns dos vários que tiveram bom desempenho, principalmente na Redação. Os quatro tiraram 960 e atribuem a nota ao esforço durante o ano todo e, especialmente, ao incentivo e ensinamentos dos professores.

Laura, que quer ingressar na faculdade de Relações Internacionais, enfatiza que o apoio dos professores foi imprescindível, em especial de Aline. "Ela sempre mostrou apoio nas aulas para a gente conseguir desenvolver a Redação". Estudante do Colégio Pelotense durante a vida toda, ela destaca que sempre acreditou no ensino público. "É um orgulho imenso ser um Gato Pelado e tirar uma nota tão alta num exame como esse, é a prova que o ensino público funciona e traz muito resultado".

Helena, que não teve condições de fazer um cursinho pré-vestibular, conta que o ensino público colaborou muito. "Minha preparação dependeu 100% do que eu aprendi na escola e do meu próprio esforço. Apesar de todos os empecilhos, a gente pôde perceber, com os resultados, o fruto que a educação pública vem plantando", ressalta a estudante, que quer cursar Psicologia. "Não é uma conquista só minha, mas de toda a escola", completa. Para Isadora, que quer ser Nutricionista, ver a nota foi um momento muito impactante. "O apoio docente foi a chave para o nosso crescimento, preparo e evolução”, afirma.

Já Nicolas relembra que após o primeiro dia de provas, chegou a acreditar que não tinha conseguido dar o seu melhor na Redação. Ao ver o resultado, a primeira reação foi contar para Yanna, que o ajudou durante todo o ano, assim como todos os outros professores. "Eles se dedicaram bastante em nos auxiliar para a prova. Todos impactaram positivamente nas nossas notas, sem dúvida alguma".

O fim do Ensino Médio na escola

Em avaliação já há algum tempo, o Ensino Médio do Pelotense pode acabar. O motivo seria a legislação federal que exige que as prefeituras priorizem a educação Básica e Fundamental. A diretora geral da escola, Graciane Pereira, afirma que, neste ano, não foram abertas inscrições e matrículas para novos alunos na 1° série do Ensino Médio. "Isso nos preocupa muito. Porém, a escola não foi procurada ou chamada para tratar nada em relação ao encerramento desta etapa do Ensino".

De acordo com ela, as notas altas no exame e, consequentemente, as futuras aprovações em universidades, faz com que a luta pela permanência do Ensino Médio na escola continue. "Continuaremos 'brigando' pela manutenção do Ensino Médio na nossa escola, pública (municipal) e com seu ensino de qualidade, mais uma vez comprovado também pelas avaliações externas", finaliza.

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