Ensino

Alunos voltam à sala de aula quase cinco meses depois

Após interdição, Emef Getúlio Vargas reabre as portas para receber as mais de 360 crianças em contêineres

Jô Folha - DP - Espaço conta com ar condicionado para lidar com período de aulas no verão

O alfabeto completo, com as vogais destacadas das consoantes, estampado no quadro verde da nova sala de aula do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, bairro Três Vendas, demonstra um dia normal de aula. Mas o cenário é de recomeço, depois de cinco meses em casa com a escola interditada. Os alunos da manhã relembraram alguns conteúdos e trabalharam o nome de cada um com a professora Mônica Duarte em um novo ambiente: contêineres com portas e janelas, bem arejados, amplos, com ar condicionado e com rampa de acesso. Entre as quatro colunas de estruturas, instaladas no pátio da escola, o espaço é garantido ao recreio e acesso ao refeitório e aos banheiros. 

Para os 368 alunos, o período é de adaptação, rever colegas, amigos, professores e funcionários, portanto a turminha do 4º ano, aproveitou para lembrar os conteúdos de Artes e Espanhol, vistos pela última vez no final de junho quando o educandário foi interditado por questões estruturais no piso em madeira e no forro. Foram 154 dias de paralisação das aulas, busca por alternativas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) - havia a possibilidade de aluguel de um novo prédio, até que em setembro foi decidido pelas estruturas móveis -, e de protestos de pais e responsáveis preocupados com o desenvolvimento escolar dos filhos.

Estrutura

São 11 salas de aula, além de espaços comuns, como banheiros, despensa e refeitório. As estruturas instaladas também contemplam locais direcionados aos funcionários do educandário, como sala de professores, secretaria e sala de atendimento educacional especializado. “Estamos nos organizando ainda. Falta colocar alguns armários. Hoje (segunda) pela manhã não vieram todos os alunos, mas à tarde tem mais movimento”, explicou a coordenadora Fernanda Gallo Fernandes. Isto porque as turmas foram convidadas a ir duas vezes por semana, no turno inverso, para assegurar o andamento natural dos conteúdos e auxiliar para uma recuperação eficaz dos dias letivos.

“É muito bom estar de volta. Estava com saudades dos meus amigos e de estudar na aula, pois não é a mesma coisa em casa. Aqui eu aprendo mais”, disse o estudante do 4º B, Luis Gustavo Ribeiro, dez. Já a professora Mônica Duarte, dos primeiros anos, e que estava relembrando o alfabeto, disse que o contato com os alunos fez muita falta. “Eu adoro dar aulas para o primeiro, então comecei a atender crianças de forma particular”, confessou. O empenho não é só da professora das séries iniciais. A equipe diretiva e professores procuraram durante todo esse tempo manter a união da comunidade escolar. Tanto que para o retorno, todas estavam com camiseta personalizada, com o nome de cada uma e os dizeres: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”

Cronograma

As aulas vão até dezembro, com intervalo para as festas de final de ano e logo depois, em janeiro, férias até 15 de fevereiro. A previsão de encerramento do atual ano letivo ficou para o mês de abril de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura sorteia casas da Estrada do Engenho Anterior

Prefeitura sorteia casas da Estrada do Engenho

Nível da Lagoa dos Patos sobe e acende alerta para inundações Próximo

Nível da Lagoa dos Patos sobe e acende alerta para inundações

Deixe seu comentário