Festa
Aniversário de Pedro Osório é festejado com cultura
Aniversário do município foi celebrado com shows musicais
Divulgação -
Com uma programação cultural, promovida pela prefeitura, a comunidade de Pedro Osório celebrou os 63 anos do município neste domingo. O evento ocorreu na praça Antônio Satte Alam e reuniu centenas de pedro-osorienses a partir das 15h. A atividade estava marcada para 3 de abril, dia do aniversário de emancipação, mas em função das chuvas foi adiada para este final de semana. Entre as atrações, shows musicais de David Martins, Pagode do Bigode e Kako Xavier e a tamborada, além da feira livre Mercado da Gente.
O projeto Música da Gente marcou também a retomada das atividades culturais públicas no município, que estavam suspensas desde o início da pandemia há dois anos. O prefeito Chola (MDB), que participou do evento, falou ao Diário Popular que a comunidade aguardava com ansiedade essa retomada.
Desafios
Além do evento, Chola falou ao jornal sobre alguns dos desafios enfrentados pela atual administração. Um deles se relaciona ao déficit habitacional no município que tem pouco mais de 8 mil habitantes. "Há uma demanda grande de casas populares, a gente já construiu aqui há uns dez anos 234 casas, mas ainda há essa demanda, então a gente tem essa pretensão de diminuir essa demanda", disse.
Há cerca de 20 dias o governo voltou a conversar com representantes da Cooperativa Habitacional dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Coohrreios), sobre a possibilidade de se construir, em parceria, um núcleo com 100 casas, através do programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela.
Para a realização do empreendimento o município ofereceu um lote próximo ao bairro Paraíso. "Nós queremos fazer essa parceria com a Cooperativa dos Correios e eu tenho um fundo também, claro que esses projetos demoram um pouco, mas seriam 100 casas com a possibilidade de ampliar para mais 100."
A principal fonte de renda do município é o agronegócio, especialmente com a pecuário, o plantio da soja, e mais recentemente a extração madeireira nas matas de eucalipto. "A nossa agricultura, com a migração de agricultores da Zona Norte do Estado aumentou sensivelmente o investimento nessa área, o que tem nos proporcionado mais vagas de emprego. Também temos a agricultura familiar em três assentamentos e mais pequenos agricultores que produzem alimentos que são consumidos, inclusive, nos nossos restaurantes comunitários e nas nossas escolas. Temos também o comércio", explica o prefeito.
Apesar do incremento na agricultura, outra demanda que a administração municipal enfrenta é relacionada a falta de empregos. "Esse é o nosso principal desafio, não é fácil atrair empresas e indústrias, apesar da proximidade com Pelotas e com o porto de Rio Grande. Inclusive temos leis de incentivo para quem queira se instalar aqui em Pedro Osório."
Mas se por um lado o prefeito lamenta a falta de oportunidades para que os talentos locais fiquem na cidade, por outro celebra melhorias na infraestrutura da cidade, especialmente na pavimentação das ruas, que tem proporcionado, segundo ele, uma maior qualidade de vida aos munícipes. "Estamos pavimentando as ruas recursos próprios e do governo do Estado", comenta. Chola destaca que a administração vai pleitear ao Estado um financiamento de R$4 milhões para que ao final do governo o município chegue a 95% das ruas pavimentadas.
Sobre o município
O município de Pedro Osório foi emancipado em 3 de abril de 1959 dos municípios de Canguçu e Arroio Grande. Sua sede era formada pela junção das vilas de Cerrito e Olimpo, divididos pelo rio Piratini.
A população é estimada em 2015 era de 8.011 habitantes, distribuídos em seus 603,914 km² de área. Contribuíram muito para a evolução da região os trens da RFFSA, as olarias à beira do rio Piratini, o gado leiteiro e de corte e a agricultura.
A sede da administração municipal, localizada na antiga estação ferroviária, foi inaugurada como Centro Administrativo Municipal em 3 de abril de 1987. O prédio histórico foi mantido em sua estrutura original e adaptado para receber as repartições públicas. A prefeitura ainda conta com outros prédios históricos como o Centro Cultural Pasquale Marchese, sede da Secretaria de Cultura; a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, antiga sede da Companhia Brasileira de Dormentes (Dorbras), empresa especializada na instalação, manutenção e remodelação da estrutura Ferroviária de Pedro Osório.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário