Educação

Ano letivo começa oficialmente para a rede pública municipal

No Colégio Municipal Pelotense, três mil estudantes matriculados movimentaram a instituição na volta às aulas

Jô Folha -

O primeiro dia de retorno às atividades escolares movimentou Pelotas nesta segunda-feira (25). No Colégio Municipal Pelotense, cerca de três mil alunos voltaram às aulas e ocuparam os corredores da instituição, junto com pais e responsáveis, que formavam filas para resolver questões referentes às matrículas. O período oficial já está oficialmente encerrado, mas, de acordo com o titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Arthur Corrêa, quem perdeu o prazo pode ir até a Central de Matrículas, na Andrade Neves, 2273. Crianças e adolescentes até os 17 anos precisam estar dentro da escola.

No Pelotense, a maior escola da cidade, apesar de a procura ser constante, não há mais vagas para estudantes do ensino regular. Restam apenas lugares para alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 400 funcionários se prepararam para administrar as 119 turmas, que vão desde a pré-escola até o ensino médio. O diretor Arthur Katrein comemorou o movimento do primeiro dia, situação que se repete ano após ano. "Foi corrido como sempre", ressaltou. Isso mostra como é grande o interesse da população em fazer parte da instituição. O colégio, por sua vez, faz questão de tentar atender a todos da melhor forma possível.

Vera Lúcia Machado atua na área da educação há 30 anos e afirmou que, apesar de toda a agitação do primeiro dia, o trabalho foi calmo. Reuniões foram feitas com todas as turmas, com o objetivo de encaminhá-las para suas respectivas salas e dar orientações gerais sobre o andamento das aulas. Etiene Treptow Costa é a professora titular da turma de terceiro ano e cuida de 24 alunos, que têm entre sete e oito anos. O sentimento entre eles é de afinidade, já que Etiene é a responsável pelos pequenos desde 2015 e trabalha na rede pública municipal há dez anos. A expectativa, portanto, é positiva. "É sempre muito tranquilo", justificou.

E a cantina?
O principal ponto observado pela direção do Colégio Pelotense foi a reação da comunidade ao fechamento da cantina, anunciado no final de 2018. Até o final da tarde desta segunda-feira, ainda não havia repercussão. Uma reforma será realizada no refeitório e, logo, o espaço estará em melhores condições para receber os estudantes. O diretor Katrein entende que é uma discussão difícil, uma vez que a merenda é mais consumida pelas crianças da pré-escola, e não pelo adolescentes. "Mas eles vão entender bem", garantiu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começa greve de trabalhadores da Santa Casa de Pelotas Anterior

Começa greve de trabalhadores da Santa Casa de Pelotas

Resultado do Fies está disponível Próximo

Resultado do Fies está disponível

Deixe seu comentário