Quente

Após as altas temperaturas, dias de instabilidade são esperados

Depois de calor intenso, previsão para os próximos dias é de chuva, trovoadas e até temporais

Foto: Volmer Perez - DP - Mesmo com fim do verão se aproximando, temperaturas quentes continuam na cidade

Na tarde desta quinta-feira (14), por volta das 14h da tarde, a temperatura na Cidade de Pelotas chegava aos 35°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica, também conforme o órgão, atingia os 39°C no mesmo horário, evidenciando um dos dias mais quentes do ano, até agora. A previsão aponta uma virada no tempo para os dias seguintes, mas enquanto isso a população segue suportando o calor abundante, tendo que adotar medidas extra de hidratação e proteção, para evitar danos à saúde.

O Calçadão, no Centro, é um dos pontos com maior movimentação de pessoas, e para muitos, o protagonista das mais altas temperaturas da cidade, conforme relata a vendedora de chips de uma operadora de celular, Márcia Souza. A trabalhadora, de 30 anos, passa de segunda até sábado em uma das bancas de operadora no Calçadão, onde trabalha há seis anos. "Concentra muito calor aqui, não passa muito vento por conta dos prédios altos. E aquece muito, vai começar a refrescar lá pelas 17h, que é quando a gente já está indo embora, então passamos os extremos de calor o dia todo", disse a mulher. Para suportar o abafamento, Márcia sempre procura a sombra dos edifícios e se hidrata. Com uma garrafa de 2 litros de água, que abastece com frequência, resiste aos dias de trabalho no calorão. "Muita água, passar protetor e procurar uma sombra. E assim a gente vai, não tem muito o que fazer".

Quem trabalha no ambiente externo, como Márcia, acaba ficando à mercê dos extremos climáticos e das ondas de calor. "É calor, é granizo… Em todos os tempos climáticos eu passo aqui no Calçadão", contou. Da mesma forma, por permanecer a maior parte do dia no local, já acabou sendo testemunha de vários incidentes ocasionados pelas temperaturas extremas. "Já vi bastante pessoas desmaiarem, das lojas, funcionários e clientes. Eu nunca desmaiei, mas já fiquei com dificuldade de respirar, suor excessivo, cansaço, de sentir a pressão baixa. [...] E já tiveram dias quentes, mas esse dia de hoje está bem perto de um dos piores", concluiu.

Alerta de chuva para os próximos dias

Segundo a meteorologista e doutora em Climatologia, Camila Cardoso, após alguns dias de sol e intenso calor, o sul do RS deverá observar uma sequência de dias com alerta no tempo, já que a combinação de calor, umidade e áreas alongadas de baixa pressão devem favorecer um ambiente atmosférico com condições de chuva, trovoadas e até temporais nos próximos dias. "Algumas projeções indicam mais de 100 mm, podendo superar os 150 mm em alguns pontos da metade sul gaúcha e destaque para áreas próximas à campanha (região de Bagé) entre hoje e a próxima quarta-feira, ou seja, a somatória da chuva do período", observou a profissional. Cardoso ressalta que o acompanhamento diário das previsões é de extrema importância. Quanto ao calor, ele deve permanecer ao longo dos próximos dias, mas em menor intensidade e especialmente na metade norte gaúcha, com sensação de ar abafado.

Além da chuva, de acordo com a meteorologista, o risco de temporais é moderado a alto, com possibilidade de chuva intensa. Porém, a chuva não acontece o tempo inteiro, havendo períodos de trégua, mas todos os dias há possibilidade de chuva e trovoadas, em especial nas tardes e noites a partir da sexta-feira até a quarta-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rodoviários de Pelotas estão em estado de greve Anterior

Rodoviários de Pelotas estão em estado de greve

Pelotas complementa iluminação em três avenidas Próximo

Pelotas complementa iluminação em três avenidas

Deixe seu comentário