Festa

Associação Comercial celebra 150 anos com festa e homenagens

Sesquicentenário da entidade selou programação festiva com reconhecimento ao Diário Popular

Fotos: Carlos Queiroz/DP - ACP entregou homenagens a pessoas e empresas que fazem parte de sua história

O jantar de comemoração dos 150 anos da Associação Comercial de Pelotas (ACP), na noite de sexta-feira (15), foi marcado pela celebração de uma história rica de união em torno do desenvolvimento regional. O salão do Clube Brilhante foi palco da festa, que relembrou a trajetória da entidade, a terceira mais antiga do Estado, e homenageou personalidades e entidades que fizeram parte e foram protagonistas da ACP. A noite selou a programação de aniversário, que incluiu o lançamento de um livro sobre a história da ACP e um espetáculo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

“Ao longo dessa trajetória, a ACP tem sido a coluna vertebral e o farol indissociável do empreendedorismo, do estímulo à inovação e do fortalecimento das empresas locais e da região sul, trabalhando arduamente para o desenvolvimento econômico, social, e prosperidade de nossa comunidade”, disse o presidente da associação, Fabrício Cagol, que citou ainda a importância da valorização dos empresários e da parceria com o setor público.

“Cruzamos tempos de guerra, batalhas, recessões e crises políticas, problemas climáticos, e mais recentemente uma pandemia, que nos testou como nunca antes, em que os empresários tiveram que dialogar e ter uma sinergia profícua com o poder público para superar todos os problemas e seguirmos em frente com os negócios”, recordou Cagol.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) pontuou a importância da ACP para o desenvolvimento de Pelotas. “É uma instituição que se envolveu com a cidade. Não representa simplesmente os interesses de um segmento, mas de toda cidade. Se envolveu com as grandes causas e participou ativamente da construção da cidade moderna”, disse.

A noite de festa começou com uma performance teatral do Studio de Atores de Pelotas, que sintetizou a história da Associação Comercial a partir da ótica das mulheres, que foram tomando protagonismo no meio empresarial através das décadas. Ao final, a festa foi animada pelo espetáculo da Orquestra Baile Show, formada exclusivamente para o evento.

Homenagens e reconhecimento
Nas homenagens, a Associação Comercial reconheceu a contribuição de quatro personalidades e duas empresas que fazem parte de sua história, entre eles o Diário Popular, o associado mais antigo da ACP, fundado há 133 anos. A diretora superintendente do Jornal, Virginia Fetter, relembrou a importância da entidade que em 1937 foi central para a fundação da Gráfica Diário Popular, proprietária do Jornal até hoje. “Somos muito gratos à ACP, e é por isso que é tão importante o reconhecimento aos nossos esforços”, disse Virginia.

Dividindo o prédio com a Associação Comercial, o Café Aquários é o mais icônico ponto de encontro do centro de Pelotas e também foi homenageado no jantar. Desde 1970 com o atual nome, mas um café desde 1940, o Aquários se confunde com a história do Palácio do Comércio. “Eu fico muito agradecido pela lembrança, afinal de contas, são mais de 50 anos de parceria com a Associação Comercial”, diz Cármino Rodrigues, diretor do Aquários.

Também foram homenageadas três pessoas cuja trajetória se confunde com a da ACP. Entre eles, o advogado Assis Soares, que há mais de 70 anos está no prédio, seja como morador ou como profissional. "Me sinto na Associação Comercial como se estivesse em casa", diz, pontuando sua gratidão pela homenagem.

O ex-presidente da ACP e atual presidente de seu Conselho Superior, Elmar Hadler, foi homenageado por seu papel de liderança dentro da instituição. "Eu faço parte da associação há quase 50 anos. É uma entidade criadora de líderes. Na ACP, não temos o eu, temos o nós. Não se fala em eu, todos nós contribuímos", diz.

O jornalista Clayton Rocha, apresentador do Pelotas 13 Horas há 45 anos, transmite o programa de rádio do Palácio do Comércio há 23 anos e foi homenageado por sua contribuição às pautas da ACP. “Serve como uma espécie de reabastecimento. As nossas energias saem daqui fortalecidas para a missão que se abre em direção ao futuro”, disse.

Protagonismo das mulheres
A homenagem surpresa da noite foi para Mara Casa, a primeira mulher a presidir a Associação Comercial de Pelotas, em 2006, tornando-se uma referência de pioneirismo e liderança feminina. Para ela, o reconhecimento reforça seu compromisso de ajudar a formar novas lideranças. Mara considera a sua presidência uma quebra de tabu dentro da entidade. "Hoje, homens e mulheres, independente de quem esteja à frente da entidade, trabalham juntos, dividem responsabilidades e buscam objetivos comuns", comemora.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais de 4 mil pessoas, rede de voluntários acelera reconstrução de Roca Sales e Muçum Anterior

Com mais de 4 mil pessoas, rede de voluntários acelera reconstrução de Roca Sales e Muçum

Bioma Pampa perdeu 24% de sua vegetação desde 1985 Próximo

Bioma Pampa perdeu 24% de sua vegetação desde 1985

Deixe seu comentário