Agro

Associação Rural de Pelotas lança a 93ª Expofeira

Com o objetivo de apresentar as principais inovações do agronegócio, lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira na sede da associação

Jô Folha -

A 93ª Expofeira de Pelotas ocorrerá de 7 a 13 de outubro. Em evento, que reuniu diversas autoridades na noite desta quinta-feira (12) na Associação Rural de Pelotas (ARP), foi lançada oficialmente a edição de 2019, que marca os 121 anos da instituição. Com expectativa de receber cerca de 80 mil pessoas entre visitantes e expositores, a Expofeira deste ano, além dos leilões de animais, investe em inovações tecnológicas e no projeto Arte na Rural.

Na edição do ano passado, a direção da ARP tinha o desafio de realizar a Expofeira no aniversário de 120 anos da organização. Neste ano, a meta é atrair os investidores do agronegócio e conseguir abranger pessoas que não sejam do ramo. A organização aposta nas já consolidadas conferências rurais. Ao longo da feira, elas ocorrerão de forma simultânea, com o objetivo de realizar discussões acerca das cadeias produtivas, além de apresentar as principais inovações tecnológicas do agronegócio. A grade de atividades das conferências começou a ser preparada em março, através de parceria com instituições da Zona Sul.

Os tradicionais remates também marcam presença na edição de 2019. Animais com alto valor genético estarão em pista. A feira é a segunda maior do Rio Grande do Sul no ramo da agropecuária. A agenda dos leilões foi divulgada no coquetel de lançamento na noite desta quinta. O 21º Leilão Montana abrirá as comercializações, com remate no dia 8 de outubro, às 19h. Ao todo, serão nove leilões, que ocorrerão em todos os dias do evento até o encerramento das atividades. A estimativa é que as ações financeiras movimentem R$ 30 milhões entre a comercialização de animais e a venda de maquinários, serviços e produtos.

Cultura e entretenimento
A organização da feira traz a Exposhow. Artistas tradicionalistas prometem movimentar o Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes. Mano Lima, Lisandro Amaral e Guri de Uruguaiana, personagem interpretado por Jair Kobe, foram alguns dos nomes divulgados pela Associação. Há também o destaque nacional para o cantor Leonardo, que se apresenta no dia 12 de outubro. O projeto Arte na Rural integra a agenda cultural da feira e possui o objetivo de valorizar a produção cultural. É um espaço voltado para a cultura regional. Segundo a presidente da ARP, Carolina Pero Osório, o objetivo é "promover o conhecimento e a aproximação do homem do campo com o homem urbano". Ela ainda destacou que é uma oportunidade para aprender mais sobre o agronegócio.

Outros estandes como o da agricultura familiar agregam na busca da valorização da produção local. Ainda serão expostos maquinários, produtos artesanais da Região Sul, correarias, carros, além de inovações tecnológicas. A programação do evento inclui também simpósios, congressos e reuniões voltadas ao agronegócio. As entradas para o evento são gratuitas.


Futuro
Na visão de Carolina, a grande missão da ARP é promover o desenvolvimento do agronegócio. Ela ainda afirmou que a organização deve existir como uma catalisadora desses investimentos no ramo e que a feira é uma das ferramentas para que estes objetivos sejam alcançados. Primeira mulher a presidir a ARP, o mandato de Carolina se encerra no final deste ano e ela afirmou ser grata pelo tempo que está à frente da associação. Ainda não existem definições sobre o futuro da presidência da ARP.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve dos Correios tem adesão de 80% em Pelotas Anterior

Greve dos Correios tem adesão de 80% em Pelotas

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta sexta-feira Próximo

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta sexta-feira

Deixe seu comentário