Saúde
Atividade física também para eles
Evento promovido por Diário Popular, Sesc e prefeitura ocorreu no Laranjal
Jô Folha -
Manhã de sol entre nuvens, calor de 28ºC e pouco vento na orla do Laranjal. Tempo propício que animou muitas famílias a levarem seus cãozinhos de estimação para a 5ª Cãominhada. O evento, que ocorreu neste sábado (15), teve concentração, às 9h, na Casa de Verão do Sesc e caminhada, a partir das 9h30min, em direção do trapiche. A atividade foi uma promoção do Jornal Diário Popular, Sesc Pelotas e prefeitura de Pelotas.
Participaram do evento 42 cachorrinhos de diferentes portes, alguns mais dispostos a caminhar outros mais tímidos. Ao final do evento os apoiadores fizeram sorteio de brindes entre os participantes, outro momento de descontração e socialização entre as famílias e entre os pets.
O técnico de Esportes do Sesc, Cássio Ferrari, contou que a atividade é mais um estímulo do Sesc um estilo de vida com mais saúde. Estudos científicos apontam que caminhar é um exercício aeróbico eficaz na promoção de um organismo mais saudável.
Ferrari comentou que esse benefício se estende também para os caninos, que muitas vezes estão sedentários, como seus tutores. "Caminhar ajuda a desenvolver as funções cardiorrespiratórias, tanto para os humanos, quanto para os cães", disse.
Com a prática regular pode se obter o controle da obesidade, que também tem atingido aos cães, que em algumas situações passam os dias presos a rotinas pouca atividade física. "Assim como para nós o grande objetivo é a promoção saúde e qualidade de vida por meio da atividade física."
O evento teve a parceria do Pet Shop Laranjal, Supermercado Paraíso, Distribuidora de Rações Barbosa, Unimed Pelotas e Uniasselvi.
Longe de casa
A comerciante Ieda Barcelos Barbosa foi com a filha Tawigue Barbosa, 13, levar os dois cãozinhos da família, a pinscher Mili e o beagle Scooby. Elas saíram de casa, próximo ao Distrito Industrial de Pelotas, para participarem do evento.
A motivação foi, além de dar oportunidade dos pets de passearem, satisfazer o desejo de Tawigue de conhecer outros animais. "Ela adora bichos e queria ver os outros cachorros", conta a mãe. Mili é quem estava mais tímida e como é pequena, ganhou colinho, em partes do trajeto. "Mas costumamos caminhar com eles e ela sai mais que ele", falou Ieda.
Quem também veio de longe foi a professora Mara Ferrari, 51, ela saiu do centro para levar Roque, um shih tzu de nove anos, pela primeira vez ao evento. "Ele é tranquilo, mas está estranhando o movimento", contou.
Mara disse que também faz caminhadas com Roque para evitar que ele fique gordinho. "Essa raça tem propensão a engordar e ter problemas cardíacos", explicou.
O linguicinha Flopy, 12, apesar da idade estava animado para caminhar. "Ele aquenta, é musculoso", falou a tutora Veridiana Munchow. A jovem contou que Flopy era de seu avô, falecido há pouco tempo, e por esse motivo pouco saia de casa. Agora com na nova morada ele está tendo essa oportunidade. "Ele adora passear."
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário