Saúde
Vacinação contra o sarampo movimenta UBSs
Únidades Básicas estarão abertas até as 17h deste sábado
Jô Folha -
Prossegue até as 17h, deste sábado (15) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que centra foco em crianças e jovens de cinco a 19 anos. Por causa da faixa etária semelhante, a campanha também está intensificando a vacina do HPV. Em Pelotas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e o Centro de Especialidades estão abertas. Somente na Zona Rural, a a atividade será encerrada às 16h30min.
Uma das novidades desta campanha, em Pelotas é o ponto de imunização instalado no Shopping Pelotas. O atendimento no local será até as 22h, quando uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) estará na loja 117.
Pela manhã a reportagem do Diário Popular esteve em dois locais de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Laranjal e do Navegantes. No Laranjal a movimentação era pequena, mas a coordenação da Unidade já esperava por ter a clientela com uma taxa alta de adesão aos programas de vacinação.
No Navegantes a movimentação era maior, com fila de espera para o atendimento. Porém a maioria das crianças não precisa se vacinar por estarem com as carteiras em dia. Alguns pais com adolescentes aproveitaram para atualizar a vacina do HPV.
Com as carteiras de vacinação nas mãos o pedreiro Édipo Soares, 30 anos, levou o filho Juliel Soares e o sobrinho Jerônimo Cavalcanti, ambos com cinco anos, para a vacinação. "Desde pequenos sempre acompanhamos as campanhas, é muito importante para saúde deles", comentou.
O acompanhamento tem sido preciso, tanto que os meninos foram dispensados da vacinação. E Soares não foi o único familiar que recebeu a notícia de que as crianças já estavam imunisadas. "Resultado das campanhas que fazemos, por isso está tranquilo", disse a enfermeira Isabel Sodré.
A funcionária de serviços gerais Carmen Lúcia Wangler Monte, 50, levou a filha de 17 anos, Rafaela Wangler Monte. A jovem recebeu a triplice viral. "Eu sabia que ela já tinha sido vacinada, mas há muito tempo", contou.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Alice Maciel, disse que funcionários da Secretaria passaram a manhã abastecendo as unidades de vacinas do HPV, aproveitando a faixa etária semelhante. "A orientação que estamos dando é para aumentar a cobertura do HPV."
Até o início da tarde mais de mil doses dessa vacina tinham sido distribuídas. Contra o sarampo as campanhas estão sendo feitas há algum tempo, por isso a maioria das crianças está com a carteira em dia, comentou. "Acredita-se que não tenha tantas sem a vacina."
A triplice viral é uma vacina da rotina do calendário aplicada aos 12 meses, antes dela o bebê com seis meses recebe a dose zero, que seria a primeira desta imunização. As doses se completam com 15 meses com a tetra viral. "A campanha de hoje é uma oportunidade para fazer uma revisão na carteira, mas ão há uma meta para ser atingida", fala Ana Alice sobre o caso de Pelotas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário