Aproximação
Aumenta a vigilância sobre nuvem de gafanhotos
Pesquisadores do GDISPEN, da UFPel, divulgaram simulações sobre as possíveis trajetórias dos insetos
Pesquisadores do Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear da UFPel (GDISPEN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgaram simulações da trajetória da nuvem de gafanhotos que se encontra na Argentina, com estimativas até a quarta-feira (22). Simulou-se um trajeto de até 150 quilômetros do ponto de partida, sabendo que este valor é o maior registrado para deslocamento. São três as possíveis trajetórias. Num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje 40 quilômetrospor dia. Num segundo cenário, 80 quilômetros por dia, e num terceiro cenário, 150 quilômetros por dia.
Cenário 1: Se for confirmada, estima-se que na quarta-feira a nuvem poderá atingir a província de Entre Ríos na Argentina, fronteira com o Uruguai, próximo a Concórdia na Rota 14, em torno de 140 quilômetros da cidade de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul.
Cenário 2: Com esta previsão, também na quarta-feira a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de El Eucaliptus, no Uruguai, em Passo de Los Carros, na Rota 26, aproximadamente 200 quilômetros da cidade de Barra do Quaraí e 240 quilômetros de Rivera (Uruguai)/Livramento (Brasil).
Cenário 3: Com esta previsão, quarta-feira a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Villa del Carmem no Uruguai, província de Durazno. A região fica a aproximadamente 270 quilômetros de Aceguá e Jaguarão.
Os pesquisadores destacam que as simulações advêm de um modelo matemático e, como tal, é uma aproximação da realidade, portanto, possui erros inerentes. Além disso, a trajetória pode ser alterada de acordo com mudanças devidas ao deslocamento da espécie, além de alterações climatológicas, como chuva e frio.
Monitoramento
Ainda nesta segunda, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina confirmou que, como previsto, o clima favoreceu o movimento da nuvem de gafanhotos, que entrou na província de Entre Ríos. Devido às altas temperaturas, o movimento da praga foi realizado até o entardecer de domingo. Estima-se que ela tenha se estabelecido três quilômetros a leste de San José de Feliciano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário