Duas rodas
BikePel pronto para sair do papel
Empresas podem procurar a SMTT e se candidatar para prestar o serviço na cidade
Jô Folha -
O serviço de compartilhamento de bicicletas, projetado para 2017, será lançado nesta sexta-feira (12) no Salão Nobre do paço municipal. A proposta, que antes previa a instalação de estações fixas e passou para o sistema dockless (sem estação - em inglês), tornou-se um decreto de lei municipal que regulariza o serviço nas duas modalidades. O serviço funciona por meio de aplicativo e terá os pontos de entrega nos bairros Porto, Centro, Areal e Três Vendas.
“Faz dois anos que trabalhamos para viabilizar esse projeto. É quase como um filho nascendo”, ressalta o titular da pasta de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, contente com o lançamento do decreto municipal. Em 2017, quando o projeto encaminhava-se para o final, o planejamento da SMTT era a abertura de uma licitação para as empresas interessadas em instalar as estações de bicicletas. Contudo, a ascensão do mercado dockless criou uma nova perspectiva aos rumos do projeto. Além da tendência da modalidade sem pontos fixos para aluguel e devolução dos veículos nas demais cidades. Em agosto do último ano, o sistema começou a ser instalado em São Paulo.
Com o decreto, cada empresa poderá escolher o tipo de serviço: com ou sem locais fixos para os veículos de duas rodas. Em relação ao tempo de empréstimo, o passaporte varia. O usuário precisa devolver o veículo por 15 minutos após o tempo limite, a fim da rotatividade entre os demais utilitários. Os preços também ficam por conta das empresas, que podem se credenciar logo após a publicação do documento na página oficial da legislação municipal. Assim sendo, a companhia se torna uma Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OPTC), por meio da SMTT.
No decreto, também ficam estipulados 17 pontos para as estações. A empresa deve seguir as localidades para instalar os locais de retirada e devolução das bicicletas. Os locais são diversos: vão desde a praça Coronel Pedro Osório, passam pela zona portuária que engloba os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Parque da Baronesa (confira o mapa). No caso da empresa ter interesse em fixar as estações nas áreas que não estão previstas, a SMTT realizará um estudo a fim de analisar a necessidade da inclusão.
E todo o serviço funciona por meio de um aplicativo para smarthphone. Na palma da mão o usuário consegue locar o veículo e transitar pelas ciclovias e ciclofaixas de Pelotas. Basta mirar a câmera do aparelho para o QR Code fixado na bicicleta, ação que irá liberar uma trava colocada na roda traseira. Os veículos possuem um GPS que rastreia a localização e os trajetos percorridos. Diretamente no app, o usuário consegue habilitar os créditos previamente adquiridos para o uso e controlar o tempo de viagem, bem como as multas que pode receber. As penalidade ocorrem quando o passageiro ultrapassa o tempo determinado.
Inovações no ramo
O decreto municipal prevê a possibilidade da expansão do serviço para outras modalidades de compartilhamento de meios de transporte sustentáveis, aqueles movidos por novas tecnologias. Um exemplo disso são os patinetes elétricos, que desde fevereiro já viraram alternativa aos porto-alegrenses. De acordo com Al Alam, é importante deixar em aberto a viabilidade da instalação de novas tecnologias para a mobilidade urbana de Pelotas.
A partir da publicação do decreto na página do portal da transparência da prefeitura, as empresas podem visitar a SMTT para realizar o cadastro. As companhias precisam apresentar um projeto, constando preços, tipos de passaportes e demais exigências, junto da documentação necessária. Entre os documentos é preciso que conste um atestado de desempenho do serviço em outros locais do país, documento que comprova a capacidade técnica das empresas quanto a atuação no ramo.
Confira os locais das estações
1 - Campus Anglo UFPel
2 - Praça da Alfândega - CEng UFPel
3 - Campus Porto
4 - Campus II UFPel
5 - Praça Conselheiro Maciel - Direito UFPel
6 - Praça Coronel Pedro Osório - Casarões
7 - Praça Coronel Pedro Osório - Largo do Mercado
8 - Praça 20 de Setembro - IFSul
9 - Avenida Duque Caxias
10 - Colégio Pelotense
11 - Parque Dom Antonio Zattera
12 - Avenida Dom Joaquim - Escola Cassiano
13 - Avenida República do Libano - Esef UFPel
14 - Praça do Colono
15 - Avenida Fernando Osório
16 - Parque Baronesa
17 - Rótula avenida Ferreira Viana
(Fonte: Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário