Transporte
BikePel suspende cobranças de multas aos usuários para período de adaptação
Mais de 260 penalizações foram emitidas por conta da entrega dos veículos fora das zonas de cobertura
O BikePel, serviço de compartilhamento de bicicletas, completou ontem duas semanas de funcionamento na cidade. Quando retirados os veículos, é preciso que sejam devolvidos em uma das 14 estações, dentro do raio das zonas de cobertura. Desde o lançamento até o último dia 17, foram registrados mais de 267 casos de pessoas que deixaram as bikes fora dos locais adequados. Para cada entrega irregular são cobrados R$ 30,00 do usuário. Alguns moradores, no entanto, alegam uma cobrança irregular da multa, em dias nos quais não usaram os veículos, por exemplo. A Serttel, empresa responsável, decidiu suspender a cobrança por entender o tempo de adaptação dos usuários.
Cada um dos 14 pontos espalhados por praças e avenidas da cidade possui uma zona de cobertura com raio de 50 metros, uma circunferência de cem metros, na qual os veículos ficam estacionados no centro. "Desde o início avisamos a cobrança de R$ 30,00", lembra o representante da Serttel, Vitor Barboza. O entregador Luis Henrique Curvello, 32, foi um dos usuários que recebeu série de multas no valor de R$ 30,00, apesar de garantir que segue os passos corretos para a entrega dos veículos.
Não basta só deixar na zona de cobertura das estações, é preciso que o usuário trave a roda traseira da bicicleta e finalize a viagem no aplicativo. "Fiz tudo certo, finalizei a operação e depois passou a cobrar direto do cartão", conta. Com créditos no aplicativo adquiridos pelo sistema avulso - quando o usuário adquire o valor específico a ser gasto com as viagens -, a cobrança foi debitada diretamente do cartão de crédito.
As multas, mesmo sem a retirada do veículo, foram cobradas por dez vezes, em quatro dias distintos. Luis acumulou R$ 300,00 de cobranças do BikePel na fatura do cartão. Assim, acreditando ser um erro do app, descadastrou o cartão de crédito da aplicação. O amigo Willian Rosa, 25, cadastrou o mesmo cartão que Luis no aplicativo, e também alega receber cobranças indevidas.
Um caso semelhante ocorreu com Rudimar Silva que, junto da esposa e um casal de amigos, retirou quatro veículos no final de semana do Dia das Crianças. "Andamos e fizemos uma parada, deu um total de 48 minutos. Depois deixamos a bicicleta no mesmo lugar que retiramos", explica. Seguindo também os mesmos passos que Luis, os deslocamentos foram encerrados no aplicativo, mas as cobranças de multa foram enviadas. No total, R$ 120,00 cobrados.
A Serttel explica que todas as 267 multas cobradas foram por conta da entrega das bicicletas em local indevido, fora da zona de cobertura. Dois erros podem ter acontecido no momento da entrega: alguns usuários podem não ter finalizado o deslocamento corretamente e o GPS das bicicletas pode ter apresentado atraso na localização, de modo que não conseguiu se comunicar com o servidor e informar que as bicicletas foram entregues dentro dos locais adequados. A empresa responsável vai ressarcir o valor cobrado de todos os usuários. Outras medidas serão adotadas para deixar o sistema mais informativo ao usuário.
Em caso de cobranças indevidas, os usuários devem entrar em contato pelo aplicativo, na aba Fale Conosco, ou então pelo call center da empresa, no (53) 3302-5100.
Mudanças
Além de suspender temporariamente a cobrança das multas por entrega das bikes em locais indevidos, a Serttel busca três melhorias principais para informar os usuários quanto às regras de uso do BikePel. A primeira é a instalação de totens informativos em cada um dos 14 pontos espalhados pela cidade, sinalizando a área de cobertura - o horário de funcionamento, valores e sistemas de cobrança também devem fazer parte. O mobiliário já foi comprado e está sendo enviado de São Paulo, onde localiza-se a matriz da Serttel.
Também, um mapa com todas as estações será adesivado nas bicicletas, informando quanto aos locais onde cada veículo pode ser entregue e retirado. Por fim, o aplicativo já passou por alterações. O mapa virtual agora conta com a circunferência dos cem metros da zona de cobertura de cada local onde as bikes podem ser entregues. A expectativa é que o período de adaptação, sem as cobranças das multas, siga até o início de novembro. A empresa estuda a utilização dos usuários para retornar com o sistema de multas.
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