Despedida

Pelotas perde Tufy Salomão

Ex-radialista e deputado morreu na noite desta segunda-feira aos 94 anos

Para quem acostumou a acordar cedo e sintonizar na rádio Tupanci, os dias a partir de agora se iniciam diferentes. Teófilo Tufy Salomão, morreu na noite da última segunda-feira (21), aos 94 anos.

“Ele era um fenômeno. O que ele dizia era lei”, conta o diretor da rádio, Jorge Malhão. “O agricultor não iniciava a atividade do dia sem ouvir o Tufy”, recorda.

Tufy já estava distante do microfone há três anos, mas por mais de três décadas comandou diariamente, das 5h às 8h, o programa Manhã Alegre, atualmente apresentado por seu filho José Salomão.

Tufy ainda era um menino quando ingressou na radiodifusão. O primeiro trabalho foi como auxiliar de serviços gerais, na rádio Cultura. Não demorou muito para o talento com a voz chamar a atenção. Em pouco tempo assumiu o microfone, que permaneceu por mais de 70 anos como seu principal instrumento de trabalho. Foi na Cultura que ele iniciou e percorreu uma jornada de mais de 40 anos. De lá, foi para a Tupanci, onde permaneceu por outros 30, até passar de vez o microfone ao filho.

O radialista também marcou história no campo político. Teófilo Tufy Salomão foi eleito em 1986 deputado estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL), atual DEM. Tornou-se um parlamentar constituinte depois ter sido vereador por 18 anos em Pelotas. Na Assembleia Constituinte,  integrou as comissões temáticas de Educação, Cultura, Desporto, Ciência, Tecnologia e Turismo e de Defesa do Cidadão, Saúde e do Meio Ambiente.

Antes mesmo de iniciar efetivamente os trabalhos de elaboração da Constituição do Rio Grande do Sul, Tufy Salomão buscou ouvir as principais reivindicações e propostas da sociedade que poderiam ser incluídas no texto final da Carta Magna do Estado. Graças a esses debates, o ex-deputado apresentou, por exemplo, a emenda que criava cursos noturnos do magistério na rede pública de ensino.

Para Tufy, seu principal objetivo na Assembleia Constituinte era apresentar emendas que pudessem proteger e resguardar o máximo possível os interesses das camadas menos favorecidas da sociedade gaúcha.

Tufy deixa a esposa Tereza Salomão, dois filhos do primeiro casamento, Maria do Carmo e José, e netos. O velório é realizado na capela 3 da Angelus Pax e o sepultamento está previsto para às 17h desta terça-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BikePel suspende cobranças de multas aos usuários para período de adaptação Anterior

BikePel suspende cobranças de multas aos usuários para período de adaptação

Decretado luto oficial pelas mortes de Zênia e Tufy Próximo

Decretado luto oficial pelas mortes de Zênia e Tufy

Deixe seu comentário