Saúde pública

Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus

Dados atualizados foram divulgados pelo Ministério da Saúde; Argentina teve o primeiro caso confirmado

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou nesta terça-feira (3) que o Brasil registrou 488 casos suspeitos do novo coronavírus. Ele também informou que 240 casos foram descartados.

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, novos países serão incluídos na lista de suspeitos de coronavírus, entre eles, os Estados Unidos. A Argentina confirmou o primeiro caso nesta terça. O homem infectado tem entre 40 e 45 anos e fez recentemente um voo com escala na Itália, país que já tem mais de dois mil infectados. Os protocolos de atenção já foram aplicados e o homem está isolado em um quarto da Clínica Suiço Argentina, em Buenos Aires.

Corrida aos hospitais

O secretário explicou que não há necessidade das pessoas que apresentam tosse ou febre leve corram para as unidades de saúde. Ele recomenda que se o cidadão apresenta alguns dos sintomas, pode ligar para o 136 para tirar dúvidas.

“Nós não precisamos impor as pessoas que procurem as unidades de saúde com sintomas leves. Vamos deixar para ir à unidade médica quem está com sintomas mais graves”.

Gabbardo também explicou que à medida que o vírus se espalha pelo mundo, será mudado o critério para dizer se o paciente é um caso suspeito de coronavírus. “Em breve será: tem sintomas e tem viagem internacional entra para lista de suspeito. Não será mais necessário fazer lista de países suspeitos.” E antecipou que chegará um momento em que será adotada a vigilância sentinela, que monitora a tendência de aumento da circulação do vírus na região.

Fake news sobre coronavírus

Gabbardo criticou as notícias falsas (fake news) que estão circulando nas redes sociais. Citou o vídeo que fala do impacto do álcool em gel no teste do bafômetro.

"Isso tecnicamente é impossível. Ninguém vai ser multado em uma barreira de trânsito porque passou álcool gel nas mãos. O uso das fake news é muito prejudicial para toda a população. O uso do álcool gel é fundamental."

Até o momento, o Brasil confirmou dois casos do novo coronavírus. Os pacientes moram em São Paulo e contraíram a doença durante visita recente à Itália.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas oferece primeiro semestre gratuito para desempregados Anterior

Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas oferece primeiro semestre gratuito para desempregados

Funcionários da Cosulati encerram paralisação Próximo

Funcionários da Cosulati encerram paralisação

Deixe seu comentário