Acordo na Justiça
Funcionários da Cosulati encerram paralisação
Cooperativa aposta em resultados da parceria com a empresa Besten, de São Paulo, para ter recursos para investir em produção e fazer a toda a cadeia girar
Paulo Rossi -
Os funcionários da Cosulati retomaram as atividades na tarde desta terça-feira (3), após acordo que contou com a intermediação da Justiça do Trabalho. Os profissionais deixaram o encontro com duas garantias: três datas para o pagamento do salário e das férias de janeiro e um dia definido para a direção da cooperativa apresentar calendário para pagar os vencimentos de fevereiro e metade do 13º salário, que também está pendente. A gestão da Cosulati aposta em resultados da parceria firmada com a empresa Besten, de São Paulo, para ter recursos para investir em produção e fazer toda a engrenagem funcionar.
Neste primeiro mês de contrato com a consultoria paulista, a cooperativa já conseguiu fazer rodar em torno de R$ 4 milhões; verba que deve ser direcionada exclusivamente à compra de matéria-prima como leite e lenha - para o funcionamento da caldeira - e ao pagamento de itens como transporte e embalagens. "A Besten nos dá uma assessoria de recuperação, ajuda a corrigir gargalos e serve de garantia entre a Cosulati e os fundos financeiros", explica o diretor administrativo da cooperativa, Almir Mendonça. E ressalta a importância de a Cosulati contar com capital de giro, inclusive, para tomada de decisões e definição de rumos.
O que tem pela frente
O aumento da produção diária segue entre os principais planos. Do contrário, sem produtos variados e em quantidade para oferecer ao mercado, não há como engordar o caixa. A expectativa é de que ainda em março a fábrica de lacticínios no Capão do Leão possa receber aproximadamente 200 mil litros por dia - entre o arrecadado com produtores associados e com cooperativas parceiras -, que permita inclusive o retorno do leite UHT às prateleiras mais uma vez.
A marca ainda fica distante do potencial da indústria, que conta com capacidade de processar até 700 mil litros por dia. Com um volume que tem oscilado entre os 50 mil e os 60 mil litros de leite por dia, nos últimos meses, a Cosulati fez novas demissões. Atualmente, com as atividades que fogem dos horários de pico no consumo de energia elétrica e matéria-prima escassa, o número de trabalhadores está restrito a apenas 181; já contabilizados funcionários encarregados da manutenção de estruturas que estão fora de operação, como a fábrica de rações em Canguçu e o frigorífico em Morro Redondo.
Com juros reduzidos à metade e contrato de um ano com a Besten Consultoria, a direção da cooperativa reabastece o ânimo no processo de retomada, mesmo com a preocupação dos efeitos da estiagem na alimentação dos animais e na queda da produção, no campo.
E as tratativas com o grupo chinês?
A carta de intenções ainda existe. Preços pouco competitivos para entrar com força no mercado internacional de leite em pó - embora a Cosulati tenha obtido autorização do Ministério da Agricultura para exportação - e o impacto do novo coronavírus na economia chinesa frearam as negociações. Mas as tratativas não estão descartadas - afirma Almir Mendonça. Em novembro de 2019, a possibilidade de parceria com grupo chinês chegou a ser aprovada em assembleia geral de cooperados. Questões legais e burocráticas eram analisadas naquele momento.
Confira as datas para o pagamento dos salários
- Nesta sexta-feira, dia 6: a quinzena do salário de janeiro e as férias de quem saiu sem receber.
- Dias 20 e 27 de março: entre as duas datas, a Cosulati se compromete em concluir o pagamento de janeiro.
- Dia 25 de março: a direção da cooperativa irá anunciar de que forma irá pagar os salários do mês de fevereiro e metade do 13º salário de 2019.
Ao receberem o calendário, após audiência conduzida pela juíza do Trabalho Cacilda Ribeiro Isaacsson, os funcionários já adiantaram: "Estamos unidos. Eles já sabem, se não cumprirem, o pessoal para de novo", assegura a representante da Cosulati no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região, Adelina Macedo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário