Requalificação
Cada rede em seu lugar
Trecho em obras no Calçadão terá nova rede de esgoto; obra deve corrigir e separar as ligações de esgoto doméstico da rede pluvial
Gabriel Huth -
Depois de quase 40 anos, o esgoto doméstico da rua 7 de Setembro, no Calçadão de Pelotas, finalmente será desmembrado do pluvial (água da chuva). Quando foi construído, na década de 1980, a galeria pluvial foi instalada no nível do duto do esgoto doméstico. Com isso, a tubulação esbarrava na galeria que recolhe a água da chuva antes de chegar na coletora de resíduos dos banheiros e de ralos de cozinhas, por exemplo. O erro da antiga obra será corrigido junto com a requalificação da área.
"Na hora de fazer a ligação na rede, até pela inclinação necessária, era instalado na primeira tubulação encontrada que era a pluvial", explica o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
As obras do Calçadão avançam sobre a rua 7 de Setembro, entre 15 de novembro e Andrade Neves. No local, todo o antigo piso já foi retirado por equipes da construtora contratada e será instalada uma nova rede de esgoto, entre outras modificações. Na manhã desta terça-feira (21), os trabalhos se concentravam na instalação de grades de bueiros na Andrade Neves, enquanto técnicos de telefonia trabalhavam nas redes de dados. Com supervisão do Sanep, a obra será executada próxima aos prédios do lado esquerdo, no sentido 15 de Novembro em direção à Andrade Neves. Do lado oposto, cada rede já está separada e funcionando corretamente, informam técnicos do Sanep.
Nova rede
Na quadra, primeiro será feito o piso no centro da via. A nova rede de esgoto doméstico será instalada próxima aos prédios apenas em um dos lados. A galeria será ligada ao coletor que passa pela rua 15 de Novembro. "Depois de realizada a obra, todos serão notificados para corrigir estas ligações", manifestou Roberto Ramalho, diretor da Secretaria de Gestão e Planejamento (Seplag), responsável pelo trabalho. As novas redes pluviais serão destinadas apenas para a drenagem da água da chuva e dos sistemas de ar-condicionado dos prédios comerciais da região.
Fim do mau cheiro
A mistura das redes, além de prejudicar a destinação de esgoto doméstico nos canais de drenagem do município, que acaba sendo despejado in natura em canais a céu aberto, ocasiona o mau cheiro, problemas que serão corrigidos com as novas intervenções do Calçadão.
Ao longo da obra, apenas um prédio na Andrade Neves apresentava ligação incompatível e despejava resíduos da caixa de gordura na rede de drenagem. O prédio foi notificado e fez o conserto dentro do prazo estipulado pela autarquia. Segundo Mauro Pereira, do Setor de Fiscalizações, o caso foi a única irregularidade encontrada pela equipe da empresa municipal. Nesta semana, a vistoria será do lado direito, no sentido entre 15 de Novembro e Andrade, pela 7 de Setembro. Neste lado, o problema não foi detectado e as ligações devem estar separadas.
Em caso de irregularidades, os proprietários serão notificados para corrigirem e, se o prazo não for cumprido, podem ser aplicadas sanções como o corte de água e multas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário