Educação

Cada vez mais próximos da excelência

Portaria da Capes estipula notas para programas de pós-graduação continuarem em exercício; UFPel e UCPel já atendem pré-requisitos

Paulo Rossi -

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) emitiu uma portaria no Diário Oficial da União tornando mais rígida a avaliação de cursos Stricto Sensu - mestrados e doutorados.

Publicada no dia 13 de agosto, a portaria da Capes estabeleceu que os cursos devem alcançar uma nota mínima para que os programas não sejam interrompidos ou cancelados até 2021.

Para mestrados, a nota mínima deverá ser três. No caso de doutorados, a nota deverá ser, no mínimo, quatro. As avaliações da Capes vão de um a sete. A portaria não é válida para cursos de especialização e Master of Business Administration (MBA).

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) são 47 programas, entre mestrado e doutorado. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) são quatro programas e a média já é atendida em seus dois mestrados e dois programas de pós-graduação. O mesmo acontece na UFPel, que possui cerca de três mil alunos em cursos de pós-graduação.

Na Federal
A instituição oferece 47 programas de pós-graduação: 42 acadêmicos, 26 doutorados e cinco mestrados profissionalizantes. Conforme dados do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Flávio De Marco, o número de professores envolvidos supera os 600 em todos os programas.

“Em tempos de menos recursos para a educação pública e as pós-graduações, a UFPel aumentou a média de notas e expandiu programas”, comenta o pró-reitor. De uma média de 3.8 em 2013, ela pulou para 4.1 em 2017. Hoje a universidade possui uma nota média superior às principais universidades gaúchas e está entre as 50 melhores do país.

Recentemente, a UFPel contratou 23 professores visitantes através de um edital. São brasileiros e estrangeiros que devem potencializar a produção científica local. “A UFPel é competitiva tanto no cenário nacional como internacional. Isso deve ser motivo de orgulho para toda a comunidade pelotense”, exalta De Marco.

A universidade aguarda a avaliação de seis propostas de doutorado nas áreas de Arquitetura, Nutrição, Sociologia, História, Organizações e Mercados e Artes Visuais. No mestrado, foi proposto um programa para a Engenharia de Produção. A avaliação deve ser finalizada em outubro deste ano. Outra novidade, lembra, é a migração do programa de pós-graduação em Letras da UCPel, que se fundiu ao da Federal. De nota três para mestrado, a avaliação passou para cinco, além de incluir o doutorado na área.

São quatro programas de pós-graduação considerados como de excelência: Epidemiologia, Biotecnologia - ambos com nota sete - e Odontologia e Fitossanidade, com nota seis.

Na Católica
Hoje a UCPel oferece programas de pós-graduação nas áreas de Saúde e Comportamento, e Política Social e Direitos Humanos - os dois têm nota quatro. No mestrado, existem dois cursos: um de Engenharia Eletrônica e Computação e outro profissionalizante em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. Os dois possuem nota três.

Situação nacional
Segundo informações do governo federal, o Brasil hoje possui 3,3 mil cursos de mestrado e 2,2 mil de doutorado. Em torno de 30 programas de doutorado possuem nota três e serão desativados, caso o índice não melhore até 2021.

A avaliação
Nas avaliações da Capes são levadas em consideração a qualificação do corpo docente de cada programa, suas teses e dissertações, a estrutura curricular, a inserção social e, principalmente, a produção científica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lava Jato deflagra nova fase com buscas em Portugal

Mais de três  décadas de luta Próximo

Mais de três décadas de luta

Deixe seu comentário