Auxílio

Cadastro para Auxílio Reconstrução tem quase seis mil inscrições

Cadastramento presencial começa nesta segunda-feira em Pelotas, a partir das 8h, no auditório do Colégio Municipal Pelotense

Jô Folha - DP -

Pelotas contabilizava, até o início da tarde deste domingo (25), quase seis mil inscrições online para acessar os recursos do Auxílio Reconstrução, do governo federal. O programa é destinado a atingidos pela enchente que atinge o município e o estado desde o fim de abril. Já o cadastro presencial inicia-se nesta segunda-feira (27), com atendimento das 8h às 17h, no auditório do Colégio Municipal Pelotense.

De acordo com a base de dados da Prefeitura, dos mais de 5,8 mil cadastros efetivados, 3.039 são das localidades do Laranjal (balneários Santo Antônio, Valverde e Pontal da Barra), 1.012 da Colônia de Pescadores Z3 e 1.807 das demais localidades atingidas.

No sábado, a Prefeitura lançou novos links para cadastro online do Auxílio Reconstrução. Após a disponibilização dos formulários para as populações do Laranjal e da Colônia de Pescadores Z-3, demais regiões da cidade, que também foram afetadas pela elevação das águas, foram contempladas na segunda etapa do processo. Moradores do Areal, Centro, Vila Farroupilha, Doquinhas, Ceval, Simões Lopes, Vila da Palha e região do São Gonçalo já podem realizar o cadastramento online.

A coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, destaca que o método de cadastramento online tem funcionado bem e reforça a importância da população inscrita em estar apta a receber o auxílio, de acordo com os critérios pré-estabelecidos. “O formulário está em pleno desenvolvimento e não apresentou nenhuma intercorrência, mas a gente relembra que o fato de ter feito cadastro, não significa que o cidadão se enquadra como beneficiário. De acordo com os critérios do governo federal, o auxílio é exclusivamente para famílias que tiveram suas casas atingidas pela água, perdendo seus bens ou, pelo menos, parte deles”, explicou a gestora.

O benefício lançado pelo Executivo Federal disponibiliza uma ajuda de custo no valor de R$ 5,1 mil para as famílias atingidas. O método de preenchimento virtual, desenvolvido pelo Município, auxilia na agilidade do processo e evita o deslocamento das populações até o ponto presencial de cadastro. Após o encaminhamento dos dados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), a expectativa é que a liberação dos recursos ocorra de forma mais breve para as comunidades contempladas no auxílio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casal adapta embarcação para uma vida flutuante na Z-3 Anterior

Casal adapta embarcação para uma vida flutuante na Z-3

Edição de segunda-feira, 27 de maio de 2024 Próximo

Edição de segunda-feira, 27 de maio de 2024

Deixe seu comentário