Pet
Campanhas contra o abandono de ganharão o Estado
Promovidas pelo CRMV-RS, Dezembro Verdade e Guarda Responsável devem chegar aos municípios na próxima semana
Leandro Lopes -
Fim de ano nas estradas é sinônimo de férias, festas e descanso, mas também é uma época com grande incidência de abandono de animais. É comum ver as portas dos carros serem abertas para deixar o pet no acostamento, e os motivos apontados são inúmeros: a família não tem com quem deixar o bichinho, ele cresceu mais do que imaginavam ou não conseguem arcar com os gastos envolvidos. Para evitar este tipo de cena, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lançou duas campanhas: Dezembro Verdade - Não me deixe pra trás agora e Guarda Responsável - Eu sou uma vida.
No dia 19 deste mês, em postos de gasolina espalhados por diversos municípios gaúchos, será distribuído à população um material com as principais dicas elaboradas por médicos veterinários e zootecnistas para a hora de tomar a decisão responsável de levar um bichinho pra casa. As peças gráficas das campanhas que detalham essas dicas estão disponíveis para download gratuito em https://www.crmvrs.gov.br/campanhas.php, em formatos A4, para impressão, e para compartilhar nas redes sociais.
O objetivo do CRMV-RS é auxiliar na tomada de decisão para que a compra ou adoção seja feita com comprometimento. As campanhas são complementares e abordam deveres e responsabilidades que o tutor deve ter com o animal, incluindo alimentação, cuidados com a saúde, lazer, higiene e assistência veterinária, entre outros. Ao decidir por ter um bichinho de estimação, é preciso ter em mente quem poderá cuidar dele em períodos de ausência, como férias e viagens. Também devem ser apontadas as despesas que um novo membro da família trará. Um animal, de acordo com a espécie, pode viver de dois a 80 anos e, conforme envelhece, tende a desenvolver doenças cujo o tratamento, às vezes, requer altos custos.
É fundamental oferecer comida de qualidade, água fresca e abrigo. Vacinação, castração, higiene e combate a parasitas são essenciais, especialmente para cães e gatos. E, claro, tudo isso sem esquecer que é preciso dedicar tempo proporcional às necessidades da espécie, e que amor e carinho garantem o bom desenvolvimento dos pets. Estar ciente das necessidades físicas, dos hábitos, do temperamento e porte facilita na escolha de um animal que combine com o estilo de vida da família.
Denuncie
Denunciar e evitar o abandono de animais são obrigações legais de todo cidadão, mas, mesmo assim, muitos ainda são deixados ao relento. Ao encontrar um bichinho, ajude-o! Você pode capturá-lo em uma caixa de transporte, com os devidos cuidados se ele estiver com medo, arisco ou assustado. Abrigue-o em um local reservado em casa para que ele não tenha contato com seus pets até que passe por uma consulta veterinária. Se não tiver como ficar com ele, busque uma adoção responsável.
Denúncias devem ser feitas em delegacias da Polícia Civil, Ministério Público, secretarias de Meio Ambiente estaduais e municipais e Ibama (em casos de animais selvagens, silvestres e espécies exóticas). Lembre-se: maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos em lei.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário