Inclusão

Canguçu se destaca em capacitação nacional em educação inclusiva

Município está entre as dez cidades participantes do projeto "Alavancas para a Educação Inclusiva de Qualidade"

Foto: Divulgação - Emef Irmã Maria Firmina Simon é uma das participantes do programa

Entre março e junho deste ano, 40 profissionais da educação municipal de Canguçu participaram de uma capacitação nacional em educação inclusiva. O Município está entre dez do País escolhidos pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) para integrar o projeto "Alavancas para a educação inclusiva de qualidade", que prevê atividades até o ano de 2025. Dez escolas municipais participaram, sendo que uma delas foi escolhida para receber a equipe do IRM, que irá acompanhar e gravar as atividades desenvolvidas a partir da capacitação.

A assessora especial da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura (Smeec) e interlocutora do projeto em Canguçu, Mérlen Volz, conta que a demanda latente por inclusão motivou o Município a se inscrever no processo seletivo do IRM, ainda em 2022. "Ficamos sempre bem contentes e motivados com a formação e mais felizes ainda quando soubemos que uma das escolas foi escolhida para ser filmada", comenta. Ao final da formação, cada escola deveria apresentar um projeto de inclusão implementado a partir do que foi estudado. Entre todos os participantes, foi escolhido um projeto de cada macrorregião para receber a visita do Instituto, que irá acompanhar e gravar as atividades. Para representar a região Sul do País, foi escolhido o projeto canguçuense "Inclusão: um olhar voltado às emoções", da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João Batista de La Salle.

A escolha das Emefs participantes foi feita de acordo com as demandas de cada uma. Mérlen conta que, ao longo dos encontros da formação, que ocorreram de forma remota, os profissionais participantes se engajaram muito e o Município sempre era lembrado. "O próprio Instituto dizia que Canguçu era bem participativo, que os participantes sempre tinham algo a acrescentar", relembra. Ainda neste ano, outros três encontros extras devem reunir o grupo. Para os próximos dois anos, o projeto ainda prevê atividades voltadas não só para as salas de aula, mas também para equipes da própria gestão municipal. "A intenção é fomentar a questão de políticas públicas, de ampliar para abranger todo o Município", avalia.

Coordenação motora e resgate de brincadeiras
Na Emef Irmã Maria Firmina Simon, participante do programa, a iniciativa desenvolvida a partir da capacitação focou no desenvolvimento da coordenação motora. "Hoje nosso aluno está muito no celular e não tem tanta atividade motora, então fizemos um resgate de brincadeiras antigas", comenta a supervisora escolar, Marilda Aires. De forma interdisciplinar, o projeto "Na motivação para inclusão, a Firmina se movimenta em união" propôs atividades como a criação de brinquedos e brincadeiras, como futebol de vassoura e dança do balão. No ginásio da escola e com a participação de familiares, as brincadeiras foram implementadas e integraram toda a comunidade escolar. "Teve um resultado além do esperado", observa a supervisora.

Com cerca de 400 alunos matriculados na Emef, 45 fazem parte do público alvo da educação especial. Junto de Marilda, outras duas servidoras da escola participaram da capacitação. Na avaliação da supervisora, o projeto foi extremamente importante para a instituição. "A gente fez um trabalho interdisciplinar na escola. Foi uma proposta muito rica de colocar a teoria no dia a dia da sala de aula. A gente tem muitos anos de experiência, mas a inclusão tá sempre nos desafiando. É preciso muito estudo e parceria para conseguir atender essas demandas", finaliza.


Sobre o Alavancas
Com o objetivo de influenciar políticas públicas de inclusão e qualificar a educação pública, o projeto "Alavancas para a Educação Inclusiva de Qualidade" contou com 400 participantes de dez cidades brasileiras na formação. A capacitação é uma iniciativa gratuita do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos para garantir mais qualidade de ensino para pessoas com deficiência nas escolas comuns. O projeto é realizado em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer.

Emefs participantes da formação
- Vinte de Setembro
- Cristo Rei
- São João Batista de La Salle
- Geraldo Antônio Telesca
- Santa Maria
- Victor Marques Porto
- Francisco Meireles
- Presidente Getúlio Vargas
- Irmã Firmina Simon
- Dom Pedro II

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