Requalificação
Castelo Simões Lopes de portas abertas a eventos
Iniciativa do Instituto Eckart, gestor do local, permite que a garagem e a área externa do Castelo sejam utilizadas
Jô Folha -
A partir de março, feiras, festas, oficinas e outros eventos poderão ter como cenário um patrimônio histórico pelotense. Até o próximo dia 14, o Instituto Eckart, responsável pela gestão do Castelo Simões Lopes até 2032, estará recebendo solicitações para uso compartilhado da garagem e da parte externa do local, cuja construção é datada de 1923, e já recebeu personalidades como Getúlio Vargas.
De acordo com o diretor comercial do Instituto, Ivânio Morales, a possibilidade foi pensada baseada nas demandas obtidas a partir do público, que procuravam formas de utilização das dependências do local, já solicitado para a gravação de clipes musicais e ensaios de fotos de casamento, por exemplo. Com isso, a ideia é que a área externa possa ser utilizada pela comunidade, com a iniciativa servindo, também, como forma de captação de recursos ao restauro do prédio, que serviu de morada para Augusto Simões Lopes. "A ideia também é valorizar o patrimônio", conta Morales. As propostas podem contemplar diversas atividades, de feiras orgânicas a roteiro turístico para agências de viagem. Após serem avaliadas, o objetivo é que as propostas escolhidas sejam divulgadas ainda este mês. Com isso, o intuito é que em março já esteja disponível um calendário de atividades no local. "Esperamos que sejam realizados eventos até dezembro", projeta Morales. As atividades durante as edições do Domingo no Castelo também estarão na programação.
O projeto de requalificação é feito com o conceito de obra aberta à comunidade, de forma a promover maior conexão entre a população do entorno e o patrimônio local, estimulando, também, a educação patrimonial. Por isso, Morales salienta que a prioridade de escolha será oferecida para moradores do bairro Simões Lopes. "Estamos abertos a propostas", conta Morales. As propostas podem ser enviadas pelo e-mail [email protected], por pessoas físicas ou jurídicas maiores de 18 anos, contendo objeto, currículo da equipe, cronograma, plano comercial e contrapartida financeira para o Castelo. Os aprovados terão um contrato individual com o Instituto, com metas e compromissos. Para solucionar dúvidas e esclarecer pontos sobre o processo, o diretor também estará à disposição no Castelo, a partir da próxima segunda-feira, no período da manhã, das 8h às 12h. Outras informações também podem ser obtidas com Morales pelo telefone (53) 98402-0571.
Atividades diversificadas
Entre as atividades que poderão ser realizadas no Castelo estão feiras de produtos hortifrutigranjeiros, orgânicas, feiras de moda, noivas ou similar, feiras ou oficinas gastronômicas, feiras literárias, feiras de artesanato e antiguidades, festas de aniversário, infantil, bodas ou similares, book fotográfico, roteiro turístico para agências de viagens, produção de produtos personalizados do Castelo para venda no local, escola de música e oficinas de arte e educação patrimonial, shows de música, dança, circo e cinema, além de grupos de estudos.
Patrimônio em restauração
Desde 2016, o Instituto Eckart atua como gestor do Castelo,e foi definido como responsável pelas obras no local após ter vencido o edital de concorrência pública que outorgou permissão administrativa para o uso criativo, revitalização e restauração do local. A possibilidade foi obtida a partir da lei municipal 6.311, de 2016, que autorizou as ações em imóveis históricos. A primeira etapa das obras contemplou a garagem do local, e ainda está em fase de captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Para a conclusão, ainda é necessário um montante próximo a R$ 130 mil. Conforme o diretor, duas empresas do entorno do Castelo já se manifestaram favoráveis para a contribuição com parte do valor, e que outros interessados também podem participar. Ainda segundo ele, a segunda fase deverá ter intervenções no Jardim Histórico do local, com recursos captados via Lei Rouanet. "Mais detalhes ainda serão divulgados", diz.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário