Energia

CEEE busca investidores para complexo eólico Povo Novo

O edital está disponível no site da companhia

Atualizada às 08h09min para acréscimo de informações

A CEEE Geração e Transmissão abriu chamada pública para selecionar empresas ou consórcios interessados em adquirir participação acionária da Companhia no Complexo Eólico Povo Novo, localizado em Rio Grande. O edital está disponível no site www.ceee.com.br e as propostas serão recebidas até 1º de outubro.

A construção do complexo eólico, formado pelas centrais geradoras Povo Novo, Fazenda Vera Cruz e Curupira é decorrente do Leilão A-3, de novembro de 2013. Os empreendimentos somam potência instalada de 52,5 MW e garantia física de 22,1 MW, com 25 aerogeradores (quatro em Povo Novo, 10 na Fazenda Vera Cruz e 11 em Curupira). As obras foram suspensas com 34,6% dos trabalhos concluídos.

O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos ligados ao setor. Entre usinas próprias e participações, a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica tem potência instalada de 1.252,22 MW. São 15 usinas próprias (que somam de 909,0 MW de capacidade instalada), concentradas nas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul.

O cronograma da usina está atrasado em mais de dois anos. A expectativa da Companhia era de obter recursos do BNDES ou do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver a estrutura, o que não aconteceu. Até agora, foram investidos em torno de R$ 140 milhões no complexo. Para completá-lo, será necessário aplicar mais R$ 210 milhões.

Na terça-feira o Projeto de Lei que autoriza a venda do Parque Eólico não foi votado na Assembleia Legislativa por falta de quórum. A ideia é de que o tema volte a ser analisado na próxima semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feriado da Independência será de tempo bom Anterior

Feriado da Independência será de tempo bom

Secretarias avaliam transtornos causados pelas chuvas Próximo

Secretarias avaliam transtornos causados pelas chuvas

Deixe seu comentário