Muita água
Secretarias avaliam transtornos causados pelas chuvas
Próximos dias serão de muito trabalho para recuperação de vias urbanas e definições de medidas de prevenção
Carlos Queiroz -
Nesta quinta-feira (6), as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Qualidade Ambiental (SQA), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Transporte e Trânsito (SMTT), de Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep vão percorrer pontos críticos de locais atingidos pelas últimas chuvas. O objetivo é realizar avaliações técnicas e projeção de ações preventivas.
Secretários e diretores que fazem parte da SAC (Secretarias de Ações da Cidade) reuniram-se na manhã desta terça-feira (4) para avaliar os transtornos causados pelas chuvas dos últimos dias. Além disso, discutiram medidas emergenciais e preventivas para atacar e reverter as consequências deixadas pelas precipitações.
De acordo com o Sanep, a limpeza de 80 quilômetros de canais feita nos últimos meses contribuiu para que a situação não se agravasse. Foram investidos R$ 1 milhão nessas obras. A manutenção permanente do sistema foi outro fator que colaborou para amenizar os prejuízos.
Locais afetados por problemas decorrentes do excesso de chuva foram repassados para as secretarias, de acordo com a natureza da situação, para atendimento imediato. A ideia é aproveitar os próximos dias, sem previsão de precipitação, para normalizar o quadro.
A Smop já deu início à operação tapa-buracos. O prejuízo deixado pela chuva foi considerável. As vias de maior movimento têm prioridade no conserto dos estragos. A Ssui já está atuando nas vias não pavimentadas.
O Sanep vai manter trabalho permanente de desobstruções com hidrojato nos próximos dias. O diretor-presidente Alexandre Garcia lembrou que o volume de precipitações de julho, agosto e setembro, somado, aproxima-se de 500 milímetros. “Todo o trabalho preventivo realizado fez com que as casas de bomba funcionassem ininterruptamente sem danos ao sistema”, disse.
Durante a reunião de terça-feira, foram discutidas as situações do Jardim de Alah, do Pontal da Barra, do Sítio Floresta, da avenida Leopoldo Brod, do Laranjal e da Estrada da Costa. A Vila Farroupilha e o Passo dos Negros, locais onde algumas pessoas precisaram sair de suas residências, também entraram na pauta.
Vias que receberão a Operação Tapa Buracos
Avenidas:
- Ferreira Viana
- Adolfo Fetter
- Fernando Osório
- Zeferino Costa
- Ildefonso Simões Lopes
Ruas:
- Dom Pedro II
- Francisco Caruccio
- São Paulo
- Ferreira Veloso
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário