Muita água

Secretarias avaliam transtornos causados pelas chuvas

Próximos dias serão de muito trabalho para recuperação de vias urbanas e definições de medidas de prevenção

Carlos Queiroz -

Nesta quinta-feira (6), as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Qualidade Ambiental (SQA), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Transporte e Trânsito (SMTT), de Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep vão percorrer pontos críticos de locais atingidos pelas últimas chuvas. O objetivo é realizar avaliações técnicas e projeção de ações preventivas.

Secretários e diretores que fazem parte da SAC (Secretarias de Ações da Cidade) reuniram-se na manhã desta terça-feira (4) para avaliar os transtornos causados pelas chuvas dos últimos dias. Além disso, discutiram medidas emergenciais e preventivas para atacar e reverter as consequências deixadas pelas precipitações.

De acordo com o Sanep, a limpeza de 80 quilômetros de canais feita nos últimos meses contribuiu para que a situação não se agravasse. Foram investidos R$ 1 milhão nessas obras. A manutenção permanente do sistema foi outro fator que colaborou para amenizar os prejuízos.

Locais afetados por problemas decorrentes do excesso de chuva foram repassados para as secretarias, de acordo com a natureza da situação, para atendimento imediato. A ideia é aproveitar os próximos dias, sem previsão de precipitação, para normalizar o quadro.

A Smop já deu início à operação tapa-buracos. O prejuízo deixado pela chuva foi considerável. As vias de maior movimento têm prioridade no conserto dos estragos. A Ssui já está atuando nas vias não pavimentadas.

O Sanep vai manter trabalho permanente de desobstruções com hidrojato nos próximos dias. O diretor-presidente Alexandre Garcia lembrou que o volume de precipitações de julho, agosto e setembro, somado, aproxima-se de 500 milímetros. “Todo o trabalho preventivo realizado fez com que as casas de bomba funcionassem ininterruptamente sem danos ao sistema”, disse.

Durante a reunião de terça-feira, foram discutidas as situações do Jardim de Alah, do Pontal da Barra, do Sítio Floresta, da avenida Leopoldo Brod, do Laranjal e da Estrada da Costa. A Vila Farroupilha e o Passo dos Negros, locais onde algumas pessoas precisaram sair de suas residências, também entraram na pauta. 

Vias que receberão a Operação Tapa Buracos

Avenidas:
- Ferreira Viana
- Adolfo Fetter
- Fernando Osório
- Zeferino Costa
- Ildefonso Simões Lopes

Ruas:
- Dom Pedro II
- Francisco Caruccio
- São Paulo
- Ferreira Veloso 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

CEEE busca investidores para complexo eólico Povo Novo Anterior

CEEE busca investidores para complexo eólico Povo Novo

Portas da Catedral passam por restauro Próximo

Portas da Catedral passam por restauro

Deixe seu comentário