Tradição

Centelha da Chama Crioula chega a Pelotas

Solenidade deu início à programação da Semana Farroupilha na cidade

Gustavo Mansur -

Carregando diferentes bandeiras, tanto a nacional quanto a rio-grandense e as de diversos municípios gaúchos, cerca de 100 cavalarianos trouxeram para Pelotas, neste sábado (15), a Chama Crioula. Os mesmos vêm percorrendo o Estado, de cidade em cidade, para espalhar o fogo que é símbolo do movimento tradicionalista. O ato deu início à programação local da Semana Farroupilha.

A tropa vinda de Capão do Leão chegou pela manhã na cidade, passou pelo CTG Thomaz Luiz Osório, pela sede do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, pelo Altar da Pátria, no Parque do Dom Antônio Zattera, e, por último, pelo largo do Mercado Central, onde foi realizada uma solenidade na presença de autoridades, invernadas artísticas e público em geral.

Quem comandou a cerimônia foi o vice-prefeito Idemar Barz, eleito patrono da Semana Farroupilha de Pelotas. Em discurso, reconheceu sua identificação com a cultura gaúcha e, acompanhado de sua gaita, dedicou uma canção aos festejos. A perda do folclorista e pesqusiador João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, que deu origem à tradição da chama crioula em 1947, foi lembrada através da utilização de lenços pretos por parte de alguns cavalarianos.

O momento mais esperado ocorreu quando o fogo foi repassado de um candeeiro para um lampião, fazendo com que Pelotas faça parte das 30 regiões tradicionalistas do Estado que recebem a Chama Crioula. O fogo permanece aceso até o dia 20 de setembro, ápice da programação com desfile na avenida Bento Gonçalves.

Até a data de extinção da centelha, diversas atividades ocorrem no largo do Mercado. Esta é a segunda vez que o local abriga os eventos culturais da Semana Farroupilha. A coordenadora da 26ª Região Tradicionalista, Hilda Heinen, espera que a mudança de ambiente propicie mais público para as atividades programadas.

O espírito tradicionalista seguiu pela tarde e noite de sábado com rondas a cargo do CTG Carreteiros do Sul, CTG Candeeiro Crioulo e CTG Alma Campeira em tablado montado no Centro Histórico. O patrono ainda destacou a realização de uma missa crioula (segunda-feira, às 17h30min) e uma audiência crioula (terça, às 19h).

TRADIÇÃO
O acendimento oficial da Chama Crioula ocorreu no dia 10 de agosto em Iraí, no norte do Estado. Da cidade, partiram inúmeros cavalarianos para espelhar o fogo entre os municípios. Alguns percorrem distâncias de até 600 quilômetros durante mais de um mês na estrada. A tradição é considerada um dos momentos mais importantes do tradicionalismo gaúcho.

Para o desfile do dia 20 de setembro, são esperados cerca de 400 cavalarianos em Pelotas. A chegada da Chama Crioula ao Altar da Pátria está prevista para às 8h30min. Ainda na programação, homenagem da maçonaria ao busto de Bento Gonçalves às 9h e revistas das tropas a partir das 9h30min. O desfile ocorre às 10h.

Programação no largo do Mercado
Domingo (16/09)
14h - 1º Festival de Coreografia de Pelotas
20h - Bailanta

Segunda-feira (17/09)
14h - Ronda das escolas municipais e CTG Sinuelo do Sul
17h30min - Missa crioula
19h - Sete ao Entardecer

Terça-feira (18/09)
9h - 9ª edição do “Vice recebe”
14h - CTG Unidos da Querência
16h - CTG Sentinelas do Pampa
18h - músico Airy Sanches
19h - audiência pública

Quarta-feira (19/09)
9h - edição do “Prefeita recebe”
16h - CTG Tropeiros do Sul
18h - CTG Rincão dos Xucros
20h - Sessão solene Comenda João Simões Lopes Neto

Quinta-feira (20/09)
15h - União Gaúcha João Simões Lopes Neto
18h - encerramento e divulgação dos campeões da gincana

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BPP cria projeto para  expandir afetos literários Anterior

BPP cria projeto para expandir afetos literários

UBS de volta ao antigo endereço Próximo

UBS de volta ao antigo endereço

Deixe seu comentário