Saúde

UBS de volta ao antigo endereço

Após obras, população do bairro Fragata poderá retomar o atendimento na Unidade Básica de Saúde Virgílio Costa

Carlos Queiroz -

Em breve, a comunidade do bairro Fragata, em Pelotas, poderá voltar a usufruir da Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio Costa em seu antigo espaço, na rua Epitácio Pessoa. Embora a inauguração, prevista para este sábado (15) tenha sido adiada para o dia 29 devido à previsão de tempo instável, os trabalhos devem ser retomados já na segunda-feira. A unidade passou quase quatro anos em espaço provisório, após ser interditada para as obras.

A reportagem visitou o prédio reformado, ainda em fase final de remodelagem. Enquanto a obra propriamente dita já foi encerrada, o momento é de recolocação de cadeiras, mesas, bancos, macas, suportes e outros itens necessários para o funcionamento correto. Dentre as novidades, estão as duas salas odontológicas, espaço para eletrocardiograma, sala de reuniões e uma farmácia distrital para atender o Fragata mediante receita médica do SUS e a inserção na Rede Bem Cuidar.

Para a enfermeira responsável pela UBS, Maria Fernanda Espíndola, o novo espaço é uma vitória para funcionários e comunidade. Há 12 anos trabalhando na Virgílio Costa, ela é só sorrisos ao comentar a repaginação na unidade. Ao lembrar de como era antigamente, recorda que as salas eram quentes, apertadas e sem estrutura básica. Durante este período, ela esteve em espaço alugado, a 900 metros de distância de sua sede original. A UBS terá também um aumento de duas para três equipes de estratégia de saúde da família e sua capacidade de atendimento será de 12 mil a 15 mil pessoas.

Uma das novidades, por ter entrado para a Rede Bem Cuidar, é o fim das fichas de atendimento. Segundo Maria Fernanda, a unidade terá capacidade para acolher todos os usuários imediatamente quando houver urgência ou com agendamentos para, no máximo, a semana seguinte. “Assim, ninguém precisa ficar naquela longa espera”, ressalta.

Moradora da região, Raquel Silva da Rosa, de 39 anos, comemora o retorno da UBS. Além dela, os cinco filhos utilizam o serviço. Para Raquel, o atendimento odontológico é o principal ganho após o retorno. Além disso, o fim das fichas para atendimentos faz ela comemorar, já que chegou a passar noites acordada em filas para conseguir consultas.

Além do espaço mais qualificado, a organização está sendo feita para trazer melhor atendimento à população. Duas Práticas Integrativas Complementares (PIC) serão ofertadas - Reiki e auriculoterapia. Grupos de convivência para interação comunitária também estão entre as novidades. Hortas, caminhadas, artesanato, tricô e zumba são algumas delas.

Ações na UBS Fragata
A UBS Cohab Fragata, na rua Simões Lopes, 230, teve suas obras iniciadas no final de 2016. Provisoriamente, passou a atuar no mesmo espaço da UBS PAM Fragata, na avenida Pinheiro Machado. A obra foi embargada por questões contratuais. A liberação ocorreu recentemente, segundo o gerente distrital do Fragata, Fagner Feijó. Um novo contrato já foi assinado e os tapumes para a retomada estariam sendo colocados. A previsão de entrega é de 120 dias.

Enquanto isso, uma espécie de rodízio de prédios acontecerá para tentar acomodar melhor a população. Já que a UBS Virgílio Costa retornará ao seu local original, a UBS Cohab Fragata passará a ocupar nas próximas semanas o antigo endereço, na rua Major Francisco Nunes de Souza, 4.412, até o final das obras. Segundo a secretária de Saúde Ana Costa, esta teria sido uma reivindicação da comunidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centelha da Chama Crioula chega a Pelotas Anterior

Centelha da Chama Crioula chega a Pelotas

Próximo

Municípios poderão aderir ao Susaf com maior agilidade

Deixe seu comentário