Dia dos Trabalhadores

Centrais sindicais organizam ato no Altar da Pátria

Programação do Dia do Trabalhador terá atrações culturais, a partir das 14h

Divulgação -

1º de maio é uma data histórica no Brasil e no mundo. No país, o Dia do Trabalhador representa não só a luta dos trabalhadores, mas também o aniversário da implementação do salário mínimo (1940) e da Justiça do Trabalho (1941). A data foi decretada como feriado em 1924 e é usada não só para celebrações, mas também para reivindicações. Neste ano, atos estão sendo organizados no país inteiro, com o posicionamento sindical contrário, especialmente, à Reforma Trabalhista.

Em Pelotas, o encontro será no Altar da Pátria, a partir das 14h desta terça-feira. As pautas de reivindicações são a revogação da Reforma Trabalhista, aprovada no Congresso em junho do ano passado e em vigor desde novembro, e a libertação do ex-presidente Lula, preso na noite do dia 7 de abril. O ato prevê atrações culturais, com atividades musicais e uma apresentação teatral, além de discursos das unidades sindicais presentes, até as 17h30min.

O ato unificado é organizado pela Frente Brasil Popular, em conjunto com o Movimento Sindical. É esperada a presença da maioria dos sindicatos do município. Para o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pelotas, Elton Lima, este é um "1º de maio de lamentações". "A Reforma Trabalhista não prejudica só os trabalhadores, mas também o desenvolvimento do país. Ao contrário do que se falou, depois que ela foi aprovada não houve aumento de empregos", avalia.

Pelo país
Em Pelotas, a ideia é uma movimentação de pessoas com cadeira e chimarrão pelo parque Dom Antônio Zattera, para curtir as atrações culturais locais e os discursos das unidades sindicais. No país, o maior ato está previsto para Curitiba, centro da Operação Lava Jato e onde está preso o ex-presidente Lula.

Segundo nota no site da CUT, "pela primeira vez desde a redemocratização do país, as sete maiores centrais sindicais brasileiras farão, este ano, um 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, conjunto com o mote 'Em Defesa dos Direitos e por Lula Livre'". Ainda na nota, o órgão diz ter a "certeza de que Lula é a chance que a classe trabalhadora tem de conseguir resgatar os direitos e as conquistas - e até ampliá-los - perdidos nos últimos anos".

Em Porto Alegre e São Paulo as manifestações mantêm o caráter cultural, com apresentações de artistas como Nei Lisboa na capital gaúcha e Chico César na capital paulista. Em Porto Alegre, o ato está marcado para as 10h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com repasses de verba atrasados, Santa Casa de Rio Grande restringe atendimentos Anterior

Com repasses de verba atrasados, Santa Casa de Rio Grande restringe atendimentos

“Não tem por que se surpreender com as PPPs” Próximo

“Não tem por que se surpreender com as PPPs”

Deixe seu comentário