Educação

Central de Matrículas começa o ano sem filas

Inscrições para vagas nas escolas estaduais e municipais tem diferentes prazos

Paulo Rossi -

O primeiro dia de funcionamento da Central de Matrículas foi sem filas. Com algumas escolas que ainda nem encerraram o ano letivo de 2019 devido a greves e ainda com alguns prazos para serem abertos, poucos pais e responsáveis buscaram os serviços do local, que inscreve tanto para vagas na rede estadual como na municipal. O movimento maior é esperado a partir da próxima segunda-feira, quando abre prazos para transferências e matrículas para ingresso - veja quadro.

Na manhã desta quinta-feira, pouca gente procurava o serviço na Central de Matrículas, na rua Andrade Neves. Nas janelas do espaço, cartazes escritos à mão informavam prazos para cada modalidade. No caso das escolas do Estado, existe a possibilidade das matrículas serem feitas diretamente no site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), além das próprias escolas e da Central.

Para a rede municipal ainda não existe a possibilidade virtual e nem informações disponíveis no site oficial da prefeitura de Pelotas. Os servidores do local também não possuem permissão para falar com a imprensa. Para qualquer procedimento na Central são necessários os documentos de identidade dos pais ou responsáveis, identidade ou certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência (conta de água ou luz). A Central de matrículas funciona de segundas as sextas-feiras, das 8h30min às 17h. O telefone é o 3225-0492.

Para educar os filhos
Moradora da região do Porto, Fernanda Péres buscava a transferência do filho para uma escola mais próxima. "Tá confuso. Não tem um site para informar a população sobre nada", reclamou ela, que teve que dar uma pausa nas férias no Cassino para resolver a situação do filho. No local, foi informada que precisará ir direto à escola em outra data.

A quinta-feira foi a terceira vez, em três anos, que o filho de Carla Marote, moradora da Santa Terezinha, não foi contemplado com uma vaga nas escolas municipais de educação infantil. "O que me disseram foi para esperar começar as aulas pra ver se vai sobrar alguma vaga. Isso é um absurdo", criticou. Atualmente, ela precisa deixar a criança em uma creche particular e os custos são altos.

O casal Luís Ortiz e Eliane Rocha, que buscavam a transferência de filhos para outras escolas para concluir o ensino médio, foram os únicos satisfeitos com as informações recebidas. Com alguns problemas de adaptação, o casal busca uma vaga ou no Colégio Pelotense ou na Escola Estadual Coronel Pedro Osório. São duas das escolas com as vagas mais disputadas na cidade. "Teremos que voltar na segunda, quando começa o prazo. Eles precisam estudar onde se sentem bem", comentou Luís. Somente na Pedro Osório, são mais de 700 inscritos para o primeiro ano do Ensino Médio.

Para quem perdeu o prazo
Neste primeiro mês, abrem-se prazos para aqueles que não fizeram as matrículas no final do ano passado. "Reabre no dia 6 para o primeiro ingresso, para transferências e alunos que não foram designados, isto é, que não tinham vagas", explica Alice Maria Szezepanski, responsável pela 5º Coordenadoria Regional da Educação (CRE). Ela reforça que estas matrículas podem ser feitas diretamente no site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) - no endereço: "educacao.rs.gov.br".

Com algumas escolas ainda em greve, a CRE ainda não tem informações de quantas vagas serão ofertadas em toda a região. "Quem se mudou recentemente, perdeu o prazo, deve procurar agora tanto no nosso site, na Central ou nas próprias escolas, que também oferecem o serviço para a população", indica.

Caso o estudante não tenha conseguido a vaga na escola pretendida, a coordenadora reforça que as transferências podem ser feitas em qualquer período do ano. "A tendência das escolas de ensino médio é com busca maior pelas centrais, quando muitos jovens trabalham, fazem estágio. A obrigação do Estado é garantir a vaga, o que não pode garantir é que seja na escola pretendida", afirma.

Prazos e modalidades

* Matrículas

De 2 a 17 de janeiro
- Comprovação de matrículas nas Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emef) com entrega de documentação para prés, 1, 2 e os primeiros anos que fizeram as inscrições entre 1º a 24/11/19.

- Cursos técnicos e educação profissional

De 27 de janeiro a 7 de fevereiro
- Comprovação de matrículas para 2º ao 9º ano para quem solicitou transferência online entre 6 e 17 de janeiro.

- Comprovação de matrículas para os primeiros anos de Ensino Fundamental e Médio para quem fez inscrição online entre 6 e 17 de janeiro.

- Matrículas suplentes cursos técnicos

De 5 a 14 de fevereiro
- Matrículas para 1º e 2º ano para Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) diretamente nas escolas.


* Transferências

De 6 a 17 de janeiro
- Inscrição para transferências de escola do 2º ao 9º ano
- Ensino médio para 2º e 3º ano


* Inscrições/primeiros anos

De 6 a 17 de janeiro
- Primeiros anos do Ensino Fundamental e Médio para quem perdeu o prazo em novembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras do Gatil Municipal estão em andamento Anterior

Obras do Gatil Municipal estão em andamento

Virada com um presente especial Próximo

Virada com um presente especial

Deixe seu comentário