Pandemia

Central de Teleconsulta realiza 87 atendimentos

No primeiro dia de funcionamento do serviço, sete pessoas foram encaminhadas para Unidades Básicas de Saúde e uma para a UPA

Divulgação -

No primeiro dia em funcionamento, a Central de Teleconsulta promoveu 87 atendimentos. Destes, 75% foram de pessoas de 13 a 60 anos. Desde esta segunda-feira (13), a população de Pelotas passou a ter à disposição o serviço, elaborado em colaboração entre prefeitura, instituições de ensino e uma startup, que possibilita aos moradores o acesso a profissionais de saúde, que poderão dar orientações ou encaminhamento para casos de síndromes gripais.

"O resultado foi bom", afirma a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Lima, salientando que o serviço ainda passa por adaptações. Segundo ela, foram enfrentadas dificuldades nos atendimentos realizados durante o período da tarde, quando profissionais não conseguiram efetuar a habilitação no sistema, que é novo. Além disso, ela destaca a quantidade de profissionais envolvidos, 75, trabalhando de forma on-line para o funcionamento do serviço. Entre eles, a enfermeira Danusa Fernandes Severo, que atuou na equipe da manhã.

Como forma de diminuir o tempo de espera para outras pessoas e para agilizar o atendimento, Ângela lembra que é necessário que a pessoa esteja com o CPF em mãos, quando efetuar a ligação. Além disso, ela aponta que a consulta não pode ser feita para terceiros, com exceção para alguns casos como crianças ou pessoas com deficiência. A utilização da central também poderá evitar o deslocamento de pessoas para unidades de saúde. "Esse serviço ofertará à comunidade mais uma forma de acessar o sistema de saúde, com a vantagem de não precisar se deslocar de suas residências", afirma.

Adaptação

Ao longo do dia, 87 atendimentos foram registrados. Desse total, 72,5% foram realizados em pessoas de 13 a 60 anos, e 25% em pessoas acima dos 60 anos. As mulheres formaram a maioria dos atendidos, representando 65%. Até as 18h desta segunda-feira, horário de encerramento do serviço, 11 pessoas foram orientadas a permanecerem em isolamento domiciliar, sete foram encaminhadas para Unidades Básicas de Saúde e uma para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Outras sete pessoas também serão contatadas novamente, em 48 horas, pela Central, com o intuito de promover um acompanhamento sobre a evolução dos pacientes.

Nas ligações, médicos, enfermeiros, psicólogos, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionistas estarão disponíveis para contato pelo telefone 0800 6485 319. A ligação é gratuita. São 12 profissionais do município e das instituições de ensino que participarão em cada turno, realizando atendimentos pré-clínicos. Ao efetuar a ligação, o usuário terá três possibilidades. Ao escolher o ramal 1, poderá receber orientações sobre síndrome gripal ou Covid-19. No ramal 2, serão atendidas pessoas com sintomas gripais e no ramal 3, aqueles preocupados com a situação atual, que desejem conversar com alguém, serão direcionados a psicólogos e terapeutas ocupacionais.

O serviço pode ser utilizado de segunda a segunda, das 8h às 18h para atendimento pré-clínico, e de segunda a sexta para consulta com psicólogos. Além da Prefeitura Municipal de Pelotas, integram a iniciativa a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Hospital-Escola da UFPel (HE/UFPel), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) e a startup Indeorum.

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