Reconhecimento

Cesar Victora recebe Medalha do Mérito Científico

Após recusar a condecoração por discordar de governo anterior, epidemiologista será agraciado nesta quarta, em Brasília

Foto: Divulgação - Victora ocupa cargos honorários em universidades como Harvard, Oxford, John Hopkins e de Londres

O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cesar Victora, recebe nesta quarta-feira (12) a Medalha Nacional do Mérito Científico, no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. A honraria vem dois anos após a recusa por parte do epidemiologista, que, na época, durante período pandêmico, alegou não poderia compactuar com o "negacionismo" e "perseguição" da então gestão federal à ciência naquele momento.

Ao DP, Victora disse que o reconhecimento não se dá por questão política, já que a Academia Brasileira de Ciências o indicou, e a recusa anterior foi por discordância da postura do governo de Jair Bolsonaro (PL) diante do cenário de pandemia. "Eu fiquei muito pouco confortável em receber uma homenagem de um governo que não fazia nada o que nós, epidemiologistas, estávamos recomendando", ressalta, citando o papel da UFPel, via estudo Epicovid, no combate à emergência sanitária. Após sua negativa, 20 outros homenageados tiveram a mesma postura. Agora, os mesmos irão, enfim, receber as medalhas.

O principal estudo feito por Victora e sua equipe são as Coortes. Ele destacou que o trabalho, iniciado em 1982, é feito por uma ampla equipe e que a população de Pelotas merece reconhecimento. "Sempre nos recebeu bem. Participou da pesquisa, abriu suas portas quando a gente ia de casa em casa, agora vêm até o nosso centro de pesquisas para fazer uma série de exames médicos que são parte da Coorte", comenta. Ele lembrou que em 2007 ganhou a ordem de comendador e, agora, será reconhecido como Grão-Cruz.

Reconhecimento geral
A reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, estará hoje em Brasília para acompanhar a entrega da medalha. Destacando o reconhecimento internacional de Victora, ela diz que a honraria é motivo de grande orgulho para toda a comunidade. "Certamente essa medalha é fruto do trabalho que foi desenvolvido na UFPel e que teve a participação e o apoio dos estudantes, dos técnicos e de outros colegas docentes."

O trabalho de Victora
César Victora tem 71 anos e é natural de São Gabriel. Formou-se e especializou-se em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É PhD em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Em Pelotas, o trabalho de maior destaque são as Coortes de 1982, 1993, 2004 e 2015, que trouxeram resultados como o reconhecimento da importância da amamentação para a saúde na vida adulta.

Além da UFPel, Victora ocupa cargos honorários em universidades como Harvard, Oxford, John Hopkins e de Londres. Ele também atua junto a organizações como a Unicef e Organização Mundial da Saúde (OMS) e recebeu dezenas de premiações, como o Prêmio Internacional Richard Doll de Epidemiologia e o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, a maior honraria da ciência nacional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município revoga decretos da pandemia de Covid-19 Anterior

Município revoga decretos da pandemia de Covid-19

Pelotas e Rio Grande apontam aumento no fluxo de turistas Próximo

Pelotas e Rio Grande apontam aumento no fluxo de turistas

Deixe seu comentário