Espetáculo no céu
Chuva de meteoros poderá ser vista na noite desta quarta
Meteoros da constelação de Gêmeos estarão especialmente visíveis durante a madrugada; serão 60 por hora
Divulgação -
A chuva de meteoros da constelação de Gêmeos irá pintar o céu ao redor do mundo entre esta quarta (13) e quinta-feira. No Brasil, os meteoros poderão ser vistos a partir das 21h30min, horário de Brasília, mas a maior visibilidade deve ocorrer durante a madrugada.
Segundo a Nasa (Agência Espacial Americana), é esperada uma média de 60 meteoros por hora se as condições forem favoráveis, tornando esta a melhor chuva de meteoros do ano. Para presenciar o espetáculo não é preciso usar nenhum equipamento, especialmente se o céu estiver limpo, sem nuvens, diz Nasa, fatores que favorecem o acompanhamento do fenômeno.
Fique atento para a constelação de Gêmeos, onde estão as estrelas Castor e Pollux, representações da cabeça dos gêmeos. Para quem não conseguir pegar os meteoros em ação, a Nasa fará uma transmissão ao vivo.
Os geminídeos estão ativos a cada dezembro, quando a Terra passa através de uma trilha maciça e empoeirada de detritos deixados por um objeto rochoso chamado 3200 Faetonte, cuja natureza ainda é debatida pela ciência. O pó e o grão deixados queimam quando se deparam com a atmosfera da Terra, criando uma onda de estrelas cadentes. Ainda de acordo com a Nasa, a chuva de meteoros de Gêmeos tem 200 anos e cresce a cada ano, cada vez mais forte.
Como ver
- Prefira um lugar descampado, longe das luzes da cidade, já que o fenômeno fica mais visível no céu escuro.
- A constelação de Gêmeos pode ser encontrada no céu ao nordeste da constelação Orion (veja imagem). Em seguida, olhe para cima e à direita de Orion para visualizar Gêmeos.
- Os meteoros da chuva de Geminídeos serão lançados a partir dali, mas aparecerão em todo o céu.
*Com informações da Nasa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário