Halloween

Clima de Dia das Bruxas toma conta de Pelotas

Data típica dos Estados Unidos já se tornou popular na cidade e atrai diversas pessoas para as lojas em busca de fantasias e decorações

Foto: Carlos Queiroz - DP - Artigos para festas de Halloween, fantasias e doces são comuns nas lojas de Pelotas nesta época do ano

Por Victoria Meggiato
[email protected]

O Halloween, popularmente conhecido como Dia das Bruxas, é celebrado nesta terça-feira (31). A data, muito tradicional nos Estados Unidos, já virou febre no Brasil. No mês de outubro, especialmente no dia 31, crianças e adultos se mobilizam para sair em busca de fantasias, decorações e adereços para comemorar. Em Pelotas, nesta época do ano, as lojas e seus funcionários já entram no clima decorando as vitrines e comercializando diversos materiais temáticos para todas as idades.

Lojas lotadas, roupas temáticas dos mais diversos tipos, enfeites e muitos doces. Esse é o cenário do centro da cidade nos dias que antecedem o Halloween. A procura pelos artigos que fazem referência à data é grande, e muitas lojas começam a se preparar meses antes para terem a certeza de que tudo sairá como planejado. Proprietária de uma empresa de artigos de festa, Natiele Rodrigues conta que a data faz muito sucesso no local, sendo que a cada ano que passa movimenta mais a loja. "É a nossa principal data, depois o comércio trabalha muito com o Natal e esse não é o nosso foco, o nosso foco é o Halloween."

Ela também destaca que a preparação dos estabelecimentos comerciais começa muito tempo antes com a compra dos produtos. "A expectativa é bem grande, a gente já vem bem antes se programando, comprando mercadorias, trazendo as novidades e lançamentos para chegar em outubro e já termos tudo na loja. Desde maio a gente já começa a fazer os pedidos", observa.

Para quem costuma comemorar a data promovendo festas para a família e amigos, comprar decorações e artigos para enfeitar é um dos momentos mais aguardados dessa época do ano. A professora Karolina Mendes, 28, afirma que sempre faz alguma celebração e acaba realizando alguma compra. "Esse ano a gente comprou cortina, balões, baldes em formato de abóbora para colocar doces e comidas com a temática." Segundo ela, a espera causa uma grande animação, especialmente nas crianças. "A expectativa é de diversão porque as crianças adoram, saem pedindo doces. Ainda não é uma tradição brasileira, não é muito forte aqui por enquanto. Mas acho que as crianças estão se empolgando cada vez mais", explica.

Origem
Apesar de ser mais comum nos Estados Unidos, onde a tradição é mais forte, hoje em dia o Halloween ganhou o mundo. A data, que teve origem no Reino Unido, atrai diversas pessoas que costumam comemorar e aderir às tradições.

O Halloween teve origem na antiga civilização celta, que celebrava o Dia de Samhain em 31 de outubro. A data indicava a chegada do inverno e o congelamento da terra, além de simbolizar a abertura de um portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos. Anos depois, os celtas foram dominados pelos romanos, que celebravam o Dia de Pomona (deusa da agricultura, frutas e jardins) na mesma época do Samhain. Por essa razão, vegetais e maçãs também passaram a fazer parte do folclore.

Mais mil anos se passaram, e a influência da Igreja Católica passou a promover o feriado de All Hallows Day (Dia de Todos os Santos), celebrado em 1º de novembro. Hallow é um termo que foi muito utilizado antigamente para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". Até o início do século 16, o termo se referia à noite anterior ao Dia de Todos os Santos. Assim, permaneceu a prática celta que acendia fogueiras, dançava e usava fantasias.

A tradição ficava restrita aos irlandeses, mas do século 19 para o século 20 se estendeu por toda a sociedade norte-americana e se tornou uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos. Uma data típica celebrada em muitos países que tem como principais características a utilização de fantasias (de monstros, esqueletos, zumbis e outros personagens), decoração das casas e estabelecimentos com velas, luminárias e produtos que fazem referência ao dia, além de muitas superstições. Em muitos lugares, a principal prática é a saída das crianças para a rua, batendo de porta em porta pedindo doces.

No Brasil, a comemoração se fortaleceu nos últimos anos e aqui é conhecida como Dia das Bruxas. Marcada por festas e pessoas fantasiadas, alguns locais inclusive já adotaram a tradição da distribuição de doces, que não é muito comum por aqui.

O Dia das Bruxas também possui outro significado para os brasileiros. Pensando em fazer um resgate, exaltando e celebrando o folclore do País, foi aprovada, em 2003, a Lei nº 2.762, que determina o dia 31 de outubro também como o Dia do Saci.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tudo Fácil entra em operação Anterior

Tudo Fácil entra em operação

Moradores do Pontal da Barra estão isolados há 52 dias Próximo

Moradores do Pontal da Barra estão isolados há 52 dias

Deixe seu comentário