Funcionamento
Tudo Fácil entra em operação
Inaugurado na segunda-feira (30), serviço se destaca pela agilidade dos processos
Foto: Carlos Queiroz - DP - Unidade tem como objetivo desburocratizar os processos mais requisitados pelos cidadãos
Por João Pedro Goulart
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(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)
Inaugurada na última quinta-feira (26), a unidade Tudo Fácil Pelotas contou com seu primeiro dia de expediente nesta segunda-feira (30). Com a central instalada dentro do Pop Center (Rua Professor Doutor Araújo, 14), o local contém um vasto conjunto de serviços públicos presenciais e digitais disponíveis, com o objetivo de desburocratizar os processos mais requisitados pelos cidadãos. Além dos serviços prestados, outro propósito do projeto é a instrução tecnológica, que tem por viés ensinar as pessoas a como podem buscar os serviços pela internet.
A Tudo Fácil Pelotas, além de exercer um serviço público muito amplo, pretende agilizar atendimentos oferecendo às pessoas soluções no meio físico, em seus 19 guichês, e também online, através do autoatendimento no portal rs.gov.br. Os horários de funcionamento da agência são de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 9h às 13h. A central também atende moradores dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Turuçu.
Igor Medeiros, Supervisor Administrativo Geral da Unidade, entende que Pelotas precisava de um órgão como o Tudo Fácil, principalmente pela facilidade que todos os processos são realizados e deu exemplos. "Se tu vem fazer a identidade e precisa de alguma informação da CEEE, só pede uma outra senha para o próprio atendimento, e eles te passam para a CEEE. Se precisa de algo do Sanep, te passam para o Sanep. Então fica tudo organizado aqui dentro", diz.
Natalí Bilhalva, 21 anos, pensa assim também. Ela precisava fazer a 2ª via da carteira de identidade, já que a anterior havia vencido. Ela observa que o novo local para emissão do documento é melhor que o antigo. "Muito bom o atendimento. Eu estava marcada para às 17h e me atenderam mais cedo. O atendimento está rápido. Não demorou 4 minutos", contou.
Assim como Natalí, Dâmaris Cogno, 29 anos, também foi à Tudo Fácil procurando o serviço da carteira de identidade. Pela manhã, ela levou o filho para fazer a primeira via e à tarde fez a atualização do próprio documento. "Dia 24, na antiga unidade, eu vi um cartaz que eu deveria entrar no site e marcar. Não demorou muito tempo, dia 24 mesmo eu consegui marcar. Dia 25 já saiu que eu tinha marcado. [...] Demorou menos de cinco minutos, foi muito rápido desde o agendamento. O site é bem fácil de se ler", completou Dâmaris.
Dada a abrangência não só física, como digital do projeto, o cidadão ao usufruí-lo tem acesso a um atendimento rápido que engloba diversos órgãos estaduais e municipais. Entre eles:
IGP/ Departamento de Identificação do RS
Carteira Identidade
Atestado de RG
FGTAS
Orientações sobre emissão CTPS Digital
Intermediação de Mão de Obra
DETRAN RS
Apresentação de Condutor
Defesa de Autuação e Recursos de Infração
Solicitações e protocolos
IPE PREVIDÊNCIA
Comunicado de óbito
Serviços para o pensionista
Isenção de imposto de renda
IPE SAÚDE
Habilitações
Inclusão/Reingresso/Cancelamento
Emissão de segunda via
CEEE
Ligação, religação e desligamento
Segunda Via
Registro de Falta de Luz
PREVPEL
Prova de vida
Recadastramento
SANEP
Emissão de 2º via
Inclusões em categorias
Trocas, solicitações e consertos
OUVIDORIA GERAL DO ESTADO
Reclamações e sugestões
SUBCHEFIA DE ÉTICA
Lei de Acesso à Informação e Canal de Denúncia
CORSAN (Totem de autoatendimento)
2ª Via de Conta
Informações e reclamações
Religação e solicitações
A lista completa de serviços você encontra no site www.rs.gov.br/tudo-facil-pelotas.
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