Obra
Começa o asfaltamento no Largo de Portugal
Pavimentação é uma das etapas do projeto de requalificação da área, que também inclui paisagismo mobiliário e iluminação em LED
O Largo de Portugal passa por processo de requalificação que inclui transformações para beneficiar pedestres e motoristas. Nesta semana, iniciou-se o asfaltamento, simultaneamente às intervenções de reassentamento do piso histórico de pedras portuguesas nos canteiros, e às ações de pavimento da área central da frente do prédio da antiga Estação Ferroviária.
Além da colocação de asfalto no traçado viário e da futura sinalização, o projeto de revitalização do Largo traz intervenções de drenagem (concluídas); elevação da área de frente da Estação, transformando-a em local de encontros, eventos, estar e lazer; paisagismo; alargamento de passeios públicos; piso tátil e rampas de acessibilidade; mobiliário urbano, com instalação de bancos, lixeiras e bicicletários; e iluminação pública e ornamental em LED.
‘Atenção a quem precisa’
Com deficiência física, a partir da amputação de uma de suas pernas – motivada pela diabetes –, Fernando Medeiros Pires foi, na segunda-feira (2) ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sediado no prédio da Estação Férrea. O objetivo dele é agilizar a sua ida a Bagé, onde será feita o molde da prótese.
Passando na área, apoiado em muletas, Pires comentou: “Estas obras são prova de atenção a quem precisa. Por aqui, pessoas com dificuldade de locomoção não encontram problemas, mas, sim, rampas, piso novo e sem buracos, e tudo o que é possível, numa calçada, para facilitar a mobilidade.”
Proprietário de empresa de equipamentos comerciais, localizada na área em reabilitação, Marcelo Leal Corrêa avalia o projeto como ótimo. “As mudanças valorizam o patrimônio histórico, atraem o turismo e organizam o trânsito, além de favorecer o acesso para clientes, que vão ter à disposição um local específico para estacionamento.”
O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho, explicou as etapas do projeto ao empresário e disse que a intenção é revitalizar o local. O vice-prefeito Idemar Barz (PTB) comentou que o Largo de Portugal vai se consolidar ainda mais como ponto de referência do patrimônio histórico. "Capaz de agregar valores contemporâneos, como eventos, rodas de convivência, lazer, entretenimento, descanso e outras atividades”.
Andamento
O projeto de requalificação do Largo de Portugal conta com a gerência e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão e é executado pela Construtora Pelotense. O asfaltamento cobriu trajeto do transporte coletivo.
Ainda nesta semana, a empresa atuará na pavimentação da rua Marcílio Dias e, de lá, retornará ao Largo de Portugal para finalizar as intervenções, complementando o traçado viário previsto no projeto. O Largo está incluído no contrato, cujo investimento é de mais de R$ 2,3 milhões, contemplando também a rua Dom Pedro II (concluída) e a avenida Saldanha Marinho (em obras).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário