Obra

Começam as obras na estrada do Pontal da Barra

Equipes trabalham no local para garantir a reconstrução do acesso à localidade

Foto: Michel Corvello - Ascom - Previsão de conclusão das intervenções é de trinta dias

A reconstrução da estrada que dá acesso ao Pontal da Barra começou a ser recuperada nesta terça-feira (23). Com investimento de R$675 mil, as intervenções são uma alternativa emergencial para garantir o restauro imediato da via. Em decorrência dos fenômenos climáticos que atingiram o Município em 2023, o local ficou com trechos danificados, comprometendo o acesso dos moradores ao local.

Inicialmente, as equipes trabalham no processo de espalhamento e compactação do material. A partir da utilização de uma escavadeira e de um rolo compactador, os maquinários realizam a distribuição e o nivelamento das cargas de saibro britado, material que deve garantir a sustentação necessária ao local.

Quanto ao projeto estrutural, o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho, esclarece que, visualmente, o resultado da estrada será semelhante a que existia antes dos estragos causados pelas chuvas.

"Para quem transita pelo local, a estrada será similar à antiga que foi danificada. Entretanto, o material utilizado na obra será diferente, composto por estruturas específicas que irão assegurar a sustentação da parte mais crítica da estrada. O trecho que apresenta maior necessidade de intervenção, compreendido por aproximadamente 700 metros de comprimento, também vai receber um alargamento do leito da via, passando a ter, após a obra, a largura de quatro metros de extensão”, explica Ramalho.

Para uma solução definitiva do local, a Prefeitura já fez o cadastro de recuperação junto à plataforma da Defesa Civil Nacional. As equipes trabalham agora na construção do Termo de Referência para que o Município possa estar apto para a contração do projeto de revitalização definitiva da estrada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inconsistência na classificação parcial do Sisu é corrigida Anterior

Inconsistência na classificação parcial do Sisu é corrigida

Operação Antártica passa por Pelotas mais uma vez Próximo

Operação Antártica passa por Pelotas mais uma vez

Deixe seu comentário