Pelo céu

Operação Antártica passa por Pelotas mais uma vez

Aeroporto pelotense é referência logística para a operação, que completou 40 anos em 2023

Foto: Divulgacao - CCR Aeroportos - DP - KC-390 chama atenção por seu porte

Na manhã desta quarta-feira (24), a aeronave de modelo KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou mais uma vez do Aeroporto Internacional de Pelotas em direção ao continente antártico. A parada em solo pelotense já é tradicional da operação, que faz parte do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

O gerente do Aeroporto, Vinicius Bueno, explica que o Município é um ponto estratégico para a operação, que sai do Rio de Janeiro e vai até o Chile. “Historicamente, o aeroporto é uma referência para apoio logístico para o programa. Pela localização geográfica e tamanho da pista, que dá condição de operação com segurança para aeronaves da FAB”, diz. A operação da FAB em apoio ao Proantar é responsável por cerca de dez missões anuais ao continente. Durante o verão antártico, a missão transporta pessoal, equipamentos e suprimentos. Já no inverno, as missões se destinam a lançar materiais como alimentos perecíveis e equipamentos de apoio logístico.

A última passagem por Pelotas havia sido em dezembro de 2023. Toda vez que a operação passa por aqui, há uma mudança de rotina e é necessária uma preparação da equipe. “Cada operação é singular. Se ocorre de manhã, preciso da coordenação de uma forma, se for de tarde, é outra. Apesar de termos todo um histórico, esse plano precisa ser ajustado às condições do dia, se tem chuva, vento e outros fatores. Mesmo que a gente tenha todo o know-how, nunca vai ser só mais uma operação”, avalia Bueno.

Modelo KC-390

Para quem é fã do mundo da aviação, presenciar uma operação da FAB já é um grande feito. Bueno comenta, inclusive, que é frequente a curiosidade da população, que costuma registrar a passagem da missão por solo pelotense. A aeronave de modelo KC-390 que passa por aqui,tem capacidade para 26 toneladas e foi totalmente projetada e desenvolvida pela Embraer. “Qualquer fascinado por aviação, só de presenciar uma operação com o KC-390, já se sente agraciado”, diz Bueno.

Em atuação desde 2019, o modelo passou a fazer parte das missões do Proantar em 2022. “As aeronaves da FAB, de forma geral, já encantam. São diferenciadas em relação às utilizadas em empresas aéreas para transporte de passageiros e de cargas. Toda a configuração é preparada de forma diferente. E ela [KC-390] não é uma aeronave pequena, é de médio a grande porte. A gente prestigia sempre que pode uma operação dessa nesse sentido”, comenta o gerente.

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