Seleção

Concurso da Guarda Municipal de Pelotas na reta final

Segunda-feira será feito o teste psicológico com o último grupo dos 145 candidatos

Divulgação -

Preste a completar um ano desde o lançamento do edital do Concurso Público para a da Guarda Municipal, no dia 27 de outubro de 2017, o certame pode estar na reta final. Na segunda-feira (15) está previsto a realização do exame psicológico do último grupo dos 145 candidatos que concorrem as 80 vagas disponíveis. Após o resultado, quem seguir no páreo terá a vida pregressa analisada. Os aprovados então, estarão aptos a frequentar o curso preparatório. A carga horária para quem ingressar na corporação será de 36 horas/semanal e salário inicial de R$ 1.718,75.

Uma candidata, que prefere não se identificar, comemora com a agilidade do processo nesta fase. No entanto, a demora para a convocação dos competidores para o exame psicológico gerou muitos questionamentos entre os participantes. Deste a homologação dos resultados dos testes de saúde, em agosto, foram 39 dias até a chamada para a atual etapa. "A empresa executora, a Legalle Concursos, precisou se adequar profissionais para a aplicação do exame e o processo acabou de estendendo", admitiu a diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, Fernanda Lucena Jeziorski.

Nessa etapa, os concorrentes são submetidos à testagem coletiva e a entrevista individual na mesma data, hora e local. A avaliação tem duração estimada de 4 horas. "Pelo que ouvimos falar, existe a possibilidade de o curso preparatório ser realizado ainda este ano. Mas não há nada certo", disse a candidata. No dia 7 de setembro, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, anunciou a criação da Patrulha Maria da Penha da GM, sendo que o grupo especializado no atendimento a mulheres vítimas de violência deve iniciado após o chamamento dos aprovados no certame, pois aumentará o efetivo.

Investigação segue
Paralelo ao processo seletivo, ainda tramita na Justiça uma ação coletiva relacionada ao teste de aptidão física. Em junho, 40 candidatos ingressassem com recursos no Ministério Público (MP) apontando irregularidades na realização das provas físicas, como a diferença de metragens nas raias no teste de corrida e de tratamento distintos entre os grupos. A última atualização da primeira Promotoria de Justiça Especializada, no dia 27 de setembro, consta que algumas diligências foram solicitadas e que o prazo final de avaliação será neste sábado, dia 13.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto Bouquet do Amor completa 37 anos de solidariedade Anterior

Projeto Bouquet do Amor completa 37 anos de solidariedade

Cão ajuda a evitar entrada de doenças Próximo

Cão ajuda a evitar entrada de doenças

Deixe seu comentário