Solidariedade
Projeto Bouquet do Amor completa 37 anos de solidariedade
Ideia nasceu em 1981 como alternativa para auxiliar a rouparia Sant'ana
Paulo Rossi -
Há 37 anos, o projeto Bouquet do Amor recolhe novelos de lã para a confecção de roupas destinadas a famílias carentes e hospitais. Após um pedido de ajuda feito pela rouparia Sant'ana, instituição que confecciona peças para doação, Maria Eulalie Fernandes fundou o projeto que coordena até hoje. Ao longo destas quase quatro décadas, pelo menos 800 mil novelos de lã foram arrecadados, contemplando cerca de 150 mil crianças. Hoje, o projeto possui 70 entidades afiliadas que auxiliam na confecção dos modelos de roupa feitos a partir dos novelos recolhidos.
Inicialmente, a proposta executada era de promover uma espécie de concurso entre as debutantes na cidade, no qual aquela que arrecadasse o maior número de novelos receberia a honraria de Princesinha do Bouquet de Amor. Simbolicamente, o projeto nasce, e acontece até hoje, no mês de setembro, por se tratar do mês da entrada da primavera, estação associada às debutantes. Deu tão certo que, cinco anos após sua primeira edição, inspirou o nascimento do mesmo movimento na cidade de Camaquã.
Porém, com a queda da cultura de debutantes na cidade no início dos anos 2000, o fluxo de novelos diminuiu. Com o iminente encerramento do projeto, algo precisava ser feito. Foi então que Maria Eulalie, sempre em trabalho conjunto com a também fundadora Denise Moraes Viana, buscou inspiração no evangelho Lucas 5, no qual pescadores buscam na fé a esperança de conseguir os peixes necessários. A partir de então, o prêmio passou a se chamar Pescador do Ano, e premia qualquer homem, mulher e até crianças, na categoria pescador do ano mirim, que arrecadar a maior quantidade de novelos.
Há quatro anos o projeto conta com uma loja vazia, localizada no Shopping Pelotas, onde são recolhidas as doações e que permite que o projeto possa oferecer também venda de novelos e oficinas de tricô. No dia 17 ocorrerá o encerramento da campanha deste ano. A celebração ocorrerá na residência da própria presidente, quando serão contabilizados os novelos arrecadados, de forma completamente informatizada, e será feita a entrega das premiações de pescadores do ano, além de uma manifestação simbólica com novelos atirados na piscina e coletados por uma rede.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário