Educação
Conhecimento que transforma
Preparar jovens para o mercado de trabalho é o objetivo do Projeto Start; a primeira turma se formou na tarde de terça-feira e já tem alunos com vagas de emprego garantidas
Jô Folha -
Com o objetivo de ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a se prepararem para o mercado de trabalho, o Projeto Start foi implementado em junho deste ano pela prefeitura de Pelotas e teve seu primeiro resultado exposto. Na tarde de hoje, 55 adolescentes receberam um certificado de participação nas atividades desenvolvidas, em uma cerimônia realizada no Paço Municipal. Contando com o apoio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a iniciativa das Secretarias de Cultura (Secult) e Assistência Social (SAS) foi articulada pelo Banco de Oportunidades e integra o Eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.
O evento marcou o encerramento das interveções nos três primeiros núcleos, Sítio Floresta, Areal e Colônia Z-3. Ao longo de dois meses, seis encontros foram realizados com estudantes de escolas públicas. Oficinas foram implementadas e divididas em seis módulos, abordando assuntos sobre empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas, tudo para profissionalizar os adolescentes para as vagas de trabalho. Assim, eles aprenderam a se preparar para um momento importante: o primeiro emprego.
É o caso de Kérollin Corrêa, de 16 anos. A moradora do Sítio Floresta conseguiu uma vaga através do programa Jovem Aprendiz e conta que, antes de participar do Projeto Start, enfrentava dificuldades para se expressar em função da timidez. Agora, após os encontros, bons frutos já foram colhidos dessa experiência: ela recebeu três propostas de emprego. Optou por trabalhar em um macroatacado e está muito satisfeita com o resultado. Para Kérollin, o apoio da família foi constante e fundamental. A mãe, Gladis Maria, comemora a vitória da filha, que agora tem mais liberdade para se soltar. "Fico muito contente por ela, é uma grande benção".
Pensamento no futuro
O Start é voltado para jovens carentes cadastrados junto ao Banco de Jovens Talentos da SAS e no programa Cada Jovem Conta, uma das principais estratégias do Pacto Pelotas pela Paz para combater a violência na cidade. O coordenador do Banco de Oportunidades, Pablo Salomão, percebeu que a maioria dos ingressantes não está preparada para o mundo do trabalho e precisa de orientação. Então, com essas ações, os adolescentes começam a pensar sobre o que almejam fazer no futuro e qual profissão seguir. O pensamento crítico também é desenvolvido, tirando-os da "zona de conforto". Assim, como trabalho final, eles tentaram solucionar problemas da comunidade em que vivem, relatando o que pode melhorar em cada bairro, e pediram para que a população os olhasse com um olhar mais atencioso, através do Jovens e Sítio Floresta pela Paz e a hashtag criada pelos moradores da Colônia Z-3, OlhemParaNós. "Tudo isso tem um impacto social", defende Pablo.
O Banco de Oportunidades possui 460 vagas captadas entre Jovem Aprendiz, cursos de qualificação, oficinas e esporte. A meta é disponibilizar mil até 2020. O CIEE administrou alguns módulos das oficinas, qualificando os alunos. Lourenço Guimarães, supervisor executivo, explicou que o objetivo é dar um suporte aos candidatos "para que tenham mais condições de competir" com outros. Já a psicóloga da SAS, Aline Crochemore, comemorou que muitos jovens já participaram de entrevistas de emprego após participarem do Projeto. "A partir dessas vivências, eles ficam mais preparados", afirmou.
Resultados expostos
Na cerimônia, quatro alunos contaram suas experiências como participantes. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ficou responsável por entregar os certificados. Ela ressaltou a importância da solenidade, afirmando ser um "momento de emoção". Novos talentos surgiram a partir dessa iniciativa, que contribui muito para o futuro da cidade. A chefe do Executivo também demonstrou interesse em visitar as próximas aulas. "Confio em vocês e agradeço por terem confiado no projeto", disse. Navegantes, Laranjal, Centro, Getúlio Vargas e Pestano também receberão a ação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário